Acidentes de trânsito podem causar graves lesões ortopédicas e neurológicas, alertam especialistas

   Na campanha Maio Amarelo, médicos do Grupo Kora Saúde chamam atenção para a gravidade das lesões mais comuns decorrentes de acidentes  


Créditos: Shutterstock

Diante dos alarmantes índices de acidentes de trânsito fatais ou que resultam em lesões graves, foi criada a campanha internacional Maio Amarelo para mobilizar a sociedade pela segurança no trânsito. Um relatório recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, com 1,35 milhão de vítimas por ano. 


Créditos: Arquivo pessoal

Outros índices chamam atenção para a importância da prevenção e necessária redução de acidentes viários. No Distrito Federal, ocorreram 198 óbitos no trânsito ao longo de 2022. Em Goiânia, um levantamento da Polícia Civil apontou que 197 pessoas faleceram em decorrência de colisões de trânsito no ano passado. Outro dado desse levantamento também salta aos olhos: Foram registradas 589 ocorrências de vítimas com lesões graves e gravíssimas nas vias de Goiânia em 2022. 


As lesões por acidente de trânsito mais comuns são as ortopédicas, caracterizadas por fraturas (geralmente no pescoço, membros inferiores e coluna cervical), e as neurológicas, como o traumatismo cranioencefálico. A depender da gravidade da ocorrência, a lesão ortopédica pode inclusive afetar o sistema nervoso, com possibilidade de sequelas, conforme explica o Dr. Lórimer Carneiro, neurocirurgião do Instituto de Neurologia de Goiânia – pertencente ao Grupo Kora Saúde. 


“O trauma raquimedular decorrente de lesões da coluna vertebral e da medula espinhal também causa prejuízo, com sequelas motoras e sensitivas. Outros tipos comuns de sequelas por lesões neurológicas são epilepsia, alterações comportamentais e cognitivas, que afetam a memória. As sequelas dependem da área prejudicada do sistema nervoso”, esclarece o especialista.

 


Créditos: Arquivo pessoal
Dr. Juliano Bernadelli Guerra, ortopedista do Hospital Anchieta de Brasília, que também pertence ao Grupo Kora Saúde, alerta que as lesões ortopédicas são a segunda causa de internação de pacientes vítimas de acidentes de trânsito. “Mais de 70% das lesões se concentram nos membros inferiores. Chama atenção também que a maior incidência de acidentes e lesões graves se concentra nos motociclistas, por isso a importância de maior conscientização para a prevenção de acidentes no trânsito”, frisa o ortopedista.  

O Dr. Lórimer acrescenta ainda algumas recomendações de cuidados para quem presenciou ou foi vítima de uma colisão no trânsito: “Logo após o acidente – ainda no lugar onde ocorreu – deve-se acionar o atendimento pré-hospitalar, ligando no 193, e proteger o paciente. É importante não movimentar a coluna cervical até a instalação do colar cervical e o transporte para o hospital em prancha rígida”, indica o neurocirurgião e completa: “Quanto à prevenção, sugerimos direção veicular segura, uso do cinto de segurança em automóvel e capacetes em motocicletas, além do uso de cadeiras para transporte de crianças no banco traseiro”. 

Sobre a Kora Saúde 

Um dos maiores grupos hospitalares do país, a Kora Saúde possui 17 hospitais espalhados pelo Brasil e está presente no Espírito Santo (Rede Meridional nas regiões de Cariacica, Vitória, Serra, Praia da Costa, em Vila Velha, e São Mateus); Ceará (Rede OTO, todos em Fortaleza); Tocantins (Medical Palmas e Santa Thereza na cidade de Palmas); Mato Grosso (Hospital São Mateus em Cuiabá); Goiás (Instituto de Neurologia de Goiânia e Hospital Encore); e Distrito Federal (Hospital Anchieta e Hospital São Francisco). O grupo possui mais de 2 mil leitos no país e 11 mil colaboradores. A Kora Saúde oferece um sistema de gestão inovador, parque tecnológico de ponta e alta qualidade hospitalar, com o compromisso de praticar medicina de excelência em todas as localidades onde está presente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom