Consórcio em cooperativas de crédito é opção para compra de veículos e imóveis

Adquirir um carro novo tem se tornado um sonho cada vez mais distante para a maioria dos brasileiros. Esse cenário advém, principalmente, da alta nos preços dos automóveis aliado às altas taxas de juros. Com tarifas mais atrativas, as cooperativas de crédito despontam como uma alternativa aos bancos tradicionais com a comercialização de consórcios. 

De acordo com o Banco Central, os juros para financiar um carro novo ou usado, por exemplo, giram em torno de 25% a 30% nos principais bancos do país. Ainda, segundo a autarquia, o valor médio da taxa de administração de um consórcio gira em torno de 15%. Atualmente, a taxa de Administração nas cooperativas do Sicoob no Distrito Federal está em 7,5% para automóveis e 9% para imóveis.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o setor teve, em 2022, um aumento de 13,6%, em relação a 2021, o que representa quase 4 milhões de novas cotas que resultaram na comercialização de R$ 252,09 bilhões em créditos. No Sicoob Credijustra, cooperativa de crédito que atua no Distrito Federal e em outros estados, o crescimento entre 2018 e 2022 foi superior a 85% no volume de vendas do produto. 

Para o diretor-executivo de Negócios do Sicoob Credijustra, Alex Patrus, o consórcio é uma forma de planejar a aquisição de um bem ou serviço a longo prazo. “O consórcio permite que o consorciado organize suas finanças e se prepare para o momento da contemplação do bem ou serviço”.

De acordo com Patrus, uma das vantagens do consórcio é que o produto não sofre incidência de juros. “As parcelas do consórcio são definidas de acordo com o valor total do bem ou serviço a ser adquirido e podem ser mais acessíveis do que outras opções de financiamento, já que não há incidência de juros”. 

Outro diferencial do consórcio em uma cooperativa de crédito, é a flexibilidade para o pagamento com prazos maiores e taxas mais vantajosas. “O consórcio oferece também flexibilidade na escolha do bem ou serviço a ser adquirido, permitindo que o consorciado opte por diferentes modelos, marcas e tipos, conforme sua necessidade. Além disso, ao ser contemplado no consórcio, o consorciado tem poder de compra à vista, podendo negociar melhores condições de pagamento e descontos com os fornecedores”, destaca Patrus. 

Como funciona as cooperativas de crédito 

Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que nela ingressam e se tornam sócias. Como donos do negócio, os associados participam das decisões e dos resultados da cooperativa. Geridas democraticamente, os sócios elegem, dentre eles mesmos, os dirigentes que serão responsáveis pela gestão da cooperativa. 

Além disso, contam com taxas de juros inferiores aos praticados pelo mercado e contam com o acesso a uma ampla variedade de produtos e serviços: cartões de crédito e débito, cheque especial, crédito consignado, seguros, consórcios, investimentos, entre outros.  

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7 milhões de associados, mais de 51 mil colaboradores e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras. O Sicoob é formado por 346 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom