Valparaiso aprova incentivo ao uso de terapia assistida por animais

Valparaíso de Goiás - Em uma sessão produtiva realizada na quarta-feira, 26 de abril, a Câmara de Valparaíso de Goiás sugeriu uma série de projetos de lei, incluindo um que incentiva o uso da Terapia Assistida por Animais (TAA) como tratamento complementar. O projeto é de autoria da vereadora Cláudia Aguiar

Foto: Cleben Lopes.

A Terapia Assistida por Animais -TAA, que visa promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social dos pacientes, utiliza animais como agentes terapêuticos, servindo como uma ponte entre o terapeuta e o paciente. Estudos sugerem que a convivência com animais pode trazer benefícios para a saúde, incluindo redução da ansiedade, pressão arterial, estresse e depressão, além do aumento da frequência cardíaca.

A terapia com animais, especialmente com cães, tem se mostrado particularmente satisfatória para crianças, inclusive aquelas que sofrem de bullying ou transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O contato com os cães pode ajudar a fortalecer a autoestima, melhorar a concentração e ensinar sobre responsabilidade.

Outros projetos aprovados na 171ª Sessão Ordinária incluem o que autoriza a criação de uma plataforma digital gratuita para divulgação de bolsas de estudos, o que institui o Dia Municipal de combate ao feminicídio, e que acrescenta dispositivos à Lei Ordinária que autoriza a criação da Casa dos Conselhos do município de Valparaíso de Goiás, todos de autoria da vereadora Cláudia Aguiar. Além disso, foi aprovada uma lei que prevê a concessão de revisão geral anual aos servidores públicos efetivos e aos agentes políticos do Poder Executivo do município.

A vereadora Professora Elenir indicou a colocação de manta asfáltica em uma rua do bairro Anhanguera C, e o vereador Zequinha solicitou a manutenção e substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED nas ruas do bairro Jardim Céu Azul.

Na Tribuna Popular, o senhor Diego Carlos apresentou questões sobre o plano de carreira dos servidores públicos municipais de Valparaíso de Goiás. A discussão promete importantes acontecimentos na próxima sessão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom