Mobilidade sustentável: Brasil está na vanguarda da descarbonização de transportes

Getty Images

Estudo do IPCC revela que de 1,42 bilhão de toneladas de CO2 despejadas na atmosfera, 13% foram provenientes de escapamentos

Etanol, motor flex, biodiesel e energia elétrica gerada a partir de fontes limpas, a gama de possibilidades para alcançar uma mobilidade com pegada de carbono reduzida é diversa e promissora. A transição energética, que desenha o cenário para o futuro do país, é acelerada por colaborações entre instituições públicas e empresas privadas, e o programa Combustível do Futuro, lançado em 2021, é um exemplo de projeto para iniciar o processo de desenvolvimento de energia limpa. Em comparação a outros países, o Brasil se mostra em situação menos crítica, conforme mostra o Estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC de 1,42 bilhão de toneladas de CO2 despejadas na atmosfera, 13% foram provenientes de escapamentos brasileiros. Nos Estados Unidos, por exemplo, dos 5,79 bilhões de toneladas de CO2, o transporte respondeu por 29% e, na União Europeia, por 23% de 3,33 bilhões de toneladas. Atualmente, o setor de transporte é responsável por cerca de 20% das emissões globais de gás carbônico, cerca de 8 milhões de toneladas. Dessas emissões, aproximadamente 75% são provenientes do modal rodoviário.

Esses resultados destacam a importância para tecnologias sustentáveis que conservem o meio ambiente e freiem esses números, distanciando-se das médias globais. Para discutir a abrangente transformação no setor, explorando novos requisitos, conceitos e modalidades que surgiram após rápidas modificações nos últimos anos, a SAE BRASIL promove o 20° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade. O evento, com o tema “Desafios e Oportunidades para o Brasil na Construção do Futuro da Mobilidade Sustentável”, está sendo organizado pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina. Ele é voltado para toda a sociedade, incluindo engenheiros, executivos, profissionais da área da mobilidade, estudantes e entusiastas “Sabemos que o ecossistema da mobilidade deverá passar por uma transição tecnológica em favor da descarbonização e de um futuro sustentável. Neste aspecto, o nosso país é privilegiado por ter a disponibilidade de diversas alternativas de energia de baixo carbono, que associadas às tecnologias apropriadas, podem atender não só as metas de redução, mas também ao bolso do consumidor. As rotas tecnológicas são diversas, indo de um motor a combustão eficiente até um veículo elétrico ou até mesmo a hidrogênio, passando pelas soluções híbridas. Nosso dever é focar no desafio de desenvolver as competências necessárias para que a nossa engenharia possa trilhar estas diferentes rotas” comenta o diretor regional da SAE BRASIL PR/SC, Renato Faria.

O encontro vai contar com mais de 35 convidados, incluindo palestrantes e moderadores, que participarão de 10 painéis abordando diversas temáticas, como eletrificação, combustíveis, sustentabilidade, cidades inteligentes, agricultura, entre outras. Na palestra de abertura, o economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, abordará a agenda econômica para 2024 e a perspectiva do Brasil. O presidente da Renault e chairperson do evento, Ricardo Gondo, também estará presente, destacando a transformação profunda que a indústria automotiva e a mobilidade estão vivenciando. Ele ressalta que o Brasil desempenha um papel de protagonismo nesse cenário. “Juntos, debateremos  as tendências e o futuro do setor, desde a evolução dos motores até a mobilidade em ambientes urbanos e  rurais, além de temas super importantes, como sustentabilidade e a mobilidade urbana”, afirmou o chairperson.

O encontro será realizado nos dias 12 e 13 de setembro no Centro de Eventos FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba. Os interessados podem se inscrever pelo site da SAE BRASIL. Confira a programação completa:

12 de setembro (terça-feira)

Abertura - 8h45

Palestra de Abertura - 9h10

O Brasil em perspectiva. Agenda econômica para 2024, com Fernando Honorato, economista chefe do Bradesco.

Painel de Eletrificação - 9h55

Eletrificação no transporte coletivo urbano, com Gelson Forlin, gestor técnico da CWBUS Inovação; 

Tendências de eletrificação de veículos comerciais e ônibus com Fabio Nicora, Innovation Manager da IVECO;

Oportunidades na mobilidade sustentável com a eletrificação, com Alexandre Selski, Diretor de Eletromobilidade de Ônibus da VOLVO.

Painel de Combustíveis - 11h40

Projetos Inovadores em Engenharia: Desenvolvimento de Motores utilizando Biocombustíveis Avançados, com Roberto Berlini, pesquisador da UNIFEI-MG.

Motores a Hidrogênio de Alta Eficiência, com Rafael Brisolla Obara, Especialista Tech da TUPY;

Caminhos para uma mobilidade de baixo carbono, com Fabio Ferreira, Diretor de Produto Powertrain da BOSCH.

Painel Veículos de Passeio - 14h

Tendências Tecnológicas em busca à Neutralidade de Carbono, com Murilo Ortolan, gerente de engenharia da RENAULT/HORSE;

Way to Zero”: Desafios e Oportunidades na Região América do Sul, com Roger Guilherme, Gerente Way to Zero Center da Volkswagen South America.

Painel Agro - 15h10

Mobilidade Sustentável no Campo: Motores a Prova de Futuro, com Andre Rocha, Gerente de Vendas e Pós Vendas da AGCO POWER;

Autonomia e Mobilidade no seu Campo, com Rafael Stein, Gerente de Marketing de Produto da NEW HOLLAND.

Painel Construção e Mineração - 16h30

A Mobilidade na Mineração: Impactos e Desafios com Thiago Santos, Consultor Eficiência Operacional SR da SOTREQ; 

Futuro das Máquinas de Construção, com Boris Sanchez, Head de Produto da Volvo Construction Equipments.

Painel Sustentabilidade e ESG - 17h25

ESG e Circularidade na prática, com Ariane Santos, Founder/CEO do BADU DESIGN;

Soluções de mobilidade para todos com Ricardo Mendes, Head da Mobilize Brasil RENAULT;

ESG 4.0 - Geração de Valor Compartilhado, com Claudia Coser, Founder/CEO da NOBIS;

Moderador: Eduardo Souza, Gerente Nacional de Transportes – PepsiCO.

Debate 20 anos do Fórum da Mobilidade e o Futuro da Mobilidade - 18h30

Com Everton Lopes, diretor de tecnologia da MAHLE, Marcio Melhorança, gerente-geral de engenharia da RENAULT e Otacilio Duarte, product engineering/validation manager tractors da CNH Industrial.

Keynote: Spoiler Smart Cities e Destinos Turísticos Inteligentes – 19h

Com Angelica Molteni Paixão, Diretora MICE Curitiba.

13 de setembro (quarta-feira)

Abertura - 9h

Painel Smart Cities - 9h10

Mobilidade como Vetor de Desenvolvimento das Cidades, com Ariadne dos Santos Daher, sócia da Jaime Lerner Arquitetos;

A mobilidade urbana na equidade de acesso à cidade, com André Turbay, professor da PUCPR;

As cidades e os seus desafios atuais com Juliana Palácios, gestora de projetos estratégicos da iCities.

Painel Profissional do Futuro - 10h40

Habilidades do futuro, profissionais do agora, com Lucas Lima, sócio executivo da AAA Inovação;

Tendências de Mercado para Executivos, com Rafael Santiago, managing director & partner da DeBernt; 

Ambientes Promotores de Inovação, com Júlia Maia, Líder de implantação do Parque Tecnológico da Indústria do Senai PR. 

Palestra de encerramento - 12h

Habilidades do agora para um futuro em movimento, com Karina Cardozo, gerente de experiência e produto da CONQUER.

SERVIÇO: 

20.° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade

Endereço: Centro de Eventos FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná)

Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico, Curitiba (PR)

Data: 12 e 13 de setembro

Horário: Dia 12 - 8h às 19h; Dia 13 - 8h às 13h30

Site: https://saebrasil.org.br/eventos/20o-forum-sae-brasil-da-mobilidade-secao-pr-forum-sc/ 

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que reúne engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de difundir técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, ferroviário, aéreo e naval. A entidade tem como objetivo ser a “Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. A associação é filiada à SAE INTERNATIONAL, compartilhando  os mesmos  objetivos. Em  mais de um século de existência, a SAE INTERNACIONAL se tornou uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento nas áreas automotiva e aeroespacial, com a criação de mais de 35 mil normas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países. Mais informações: https://saebrasil.org.br/.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom