Ficar muito tempo sentado pode trazer riscos para saúde vascular, alerta especialista

 

Passar muito tempo sentado pode representar sérios perigos para a circulação. A imobilidade aumenta o risco de trombose, visto que a musculatura da panturrilha não é ativada, o que prejudica o retorno venoso do sangue ao coração, favorecendo a formação de coágulos, evento conhecido como trombose venosa profunda.


A Dra Camila Helena Oliveira, angiologista e cirurgiã vascular da clínica Venous, alerta para a predisposição a varizes, “A posição sentada ou em pé causa um aumento da pressão na parede das veias, o que prejudica o funcionamento de suas válvulas e predispõe o surgimento de varizes”, explica. Os primeiros sinais de alerta em relação a problemas circulatórios incluem dor, sensação de peso, cansaço e inchaço.


A circulação sanguínea é um componente vital da saúde. Quando prejudicada, não afeta apenas as extremidades do corpo, mas também pode ter impactos significativos nos vasos sanguíneos em todo o organismo. “Problemas de circulação podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC”, alerta Camila.


Para as pessoas que trabalham muito tempo sentadas, a Dra Camila Helena recomenda pausas regulares para alongar e movimentar as pernas, e chama a atenção para a prática regular de exercícios físicos: “O exercício estimula o sistema circulatório, melhora o tônus muscular e ajuda a prevenir problemas relacionados à circulação. Manter uma boa hidratação, usar roupas confortáveis e seguir recomendações específicas, como o uso de meias elásticas compressivas prescritas por um cirurgião vascular, de acordo com a necessidade individual do paciente, também são dicas valiosas para aqueles que passam muito tempo sentados trabalhando”.


A especialista ressalta a importância de manter uma postura adequada, usar suportes ergonômicos e elevar as pernas ocasionalmente, colocando-a sobre uma cadeira ou qualquer objeto mais elevado, para a melhora do retorno venoso. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom