Gorduras do bem podem preservar a saúde vascular, segundo especialista

 


Apesar da noção de que as gorduras devem ser evitadas a todo custo na alimentação para uma vida mais saudável, existem as gorduras que são consideradas do bem. Essas gorduras, conhecidas como ácidos graxos insaturados, têm uma série de benefícios para o sistema vascular, ajudando a proteger contra doenças cardiovasculares e melhorando a circulação sanguínea de diversas maneiras.


Presentes em alimentos fontes de ômega-3 como, abacates, nozes, amêndoas, castanhas, azeite de oliva e peixes, as gorduras boas apresentam efeitos positivos no perfil lipídico. De acordo com a Dra. Cristienne Souza, médica cirurgiã vascular da Venous, o aumento do colesterol HDL (colesterol bom) e a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) estão entre esses efeitos positivos. “O acúmulo de colesterol LDL nas paredes das artérias pode levar à aterosclerose, um fator de risco significativo para doenças cardíacas”, explica. Além disso, as gorduras boas possuem propriedades anti-inflamatórias. “A inflamação crônica é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas, e os ácidos graxos insaturados, como os ômega-3, têm a capacidade de reduzir a inflamação no corpo”, completa Cristienne.


O consumo em excesso de gorduras prejudiciais à saúde, as gorduras trans e saturadas, está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares. Para diferenciar uma gordura boa de uma gordura prejudicial, a Dra. Cristienne destaca que é importante prestar atenção a alguns detalhes. “As gorduras boas são líquidas à temperatura ambiente. Por outro lado, as gorduras prejudiciais à saúde são sólidas à temperatura ambiente e são comumente encontradas em fontes de origem animal e alimentos processados, e estão muito presentes em carnes gordurosas, produtos de laticínios integrais, alimentos fritos e muitos produtos industrializados”, alerta a cirurgiã. 


A cirurgiã vascular compartilha uma dica valiosa para manter uma alimentação saudável na hora das compras: “Uma maneira eficaz de identificar o conteúdo dessas gorduras em produtos processados é verificar os rótulos dos alimentos. Evite produtos que contenham gorduras trans em seus ingredientes”.


Embora as gorduras insaturadas sejam benéficas para a saúde vascular, é fundamental existir uma moderação no consumo. “Todas as gorduras são ricas em calorias, e o excesso de calorias de qualquer fonte pode levar ao ganho de peso indesejado. O equilíbrio entre diferentes tipos de gordura em uma dieta é importante”, destaca Cristienne. A médica também recomenda uma orientação com um profissional de saúde ou um nutricionista para criar um plano alimentar equilibrado que atenda às necessidades específicas de cada pessoa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom