Missão do Sesc-DF na Argentina busca fortalecimento das relações bilaterais e troca de boas práticas

Delegação do Distrito Federal formada por integrantes da Fecomércio-DF e do Sesc-DF aterrissaram em Buenos Aires, nesta segunda-feira (2), com a missão de fortalecer o comércio bilateral e promover um intercâmbio de conhecimento entre organizações privadas e instituições públicas argentinas


Fotos: Pedro Santos.

Liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a comitiva é composta pelo diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, conselheiros da entidade, presidentes de sindicatos e colaboradores do Sistema Comércio brasiliense. A primeira agenda da delegação na capital argentina foi com o presidente da Comissão do Mercosul do Congresso de La Nacion, o deputado Fernando Iglesias.

Aparecido destacou que a Argentina é uma grande parceira do Brasil e do Distrito Federal. Ele ressaltou que, ao assumir a presidência do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou interesse em ratificar o acordo entre o bloco e a União Europeia. As discussões sobre o livre comércio entre os continentes já duram duas décadas e agora podem finalmente sair do papel.

"Caso seja ratificado, o acordo reduzirá tarifas e eliminará barreiras comerciais, com uma ampla oferta de produtos e serviços. Isso trará ganhos significativos para o desenvolvimento econômico do Brasil, da Argentina e dos outros países membros do Mercosul. Por isso precisamos nos antecipar e fortalecer nossos laços enquanto nações vizinhas", disse Aparecido.

Iglesias lembrou que o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina e que também espera o desfecho favorável sobre o acordo entre o Mercosul e União Europeia. Segundo ele, a medida poderá gerar mais empregos, diversificar as exportações e fortalecer a economia de todos os membros do bloco.

Visita à embaixada brasileira
A delegação do Distrito Federal também visitou a embaixada do Brasil na Argentina. O grupo foi recebido pelos ministros-conselheiros Maurício Fávero e Eduardo Uziel. A pauta do encontro abordou a atuação internacional da Fecomércio-DF na capital federal, que conta com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF).

Aparecido contou que a Fecomércio-DF, o Sesc-DF e o Senac-DF têm focado na realização de eventos em parceria com representações diplomáticas em Brasília. Ele lembrou que Câmara de Comércio Argentino-Brasileira no Distrito Federal foi reativada durante sua gestão, em 2022, e que vários eventos já foram realizados conjuntamente.

O encontro também tratou do papel social do Sesc-DF no DF e em todo o Brasil. O diretor regional da entidade destacou que a missão na Argentina tem sido importante para apresentar o Sistema Fecomércio ao público daquele país. "Estamos mostrando o que setor produtivo brasileiro tem feito de benefícios para o trabalhador em nossos eixos de atuação nas áreas do esporte, lazer, saúde, cultura, educação, assistência e, também, no turismo", disse Valcides Araújo.

A agenda da deleção do DF segue até quinta-feira (5) na capital argentina. Nesta terça-feira está prevista uma visita à Fundação River Plate, que desenvolve projetos sociais e educativos com crianças e jovens por meio do esporte. A universidade Torcuato di Tella e a Livraria El Ateneo também estão na programação, com foco em programas realizados na área social.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom