Paraná Registra o Maior Crescimento da Atividade Econômica em 2023


O Paraná foi o estado brasileiro que registrou o maior crescimento da atividade econômica em 2023, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), calculado pelo Banco Central. O estado viu um crescimento impressionante de 9,1% no acumulado entre janeiro e outubro de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior. Este aumento superou a média nacional, que foi de 2,4%.

O desempenho do Paraná reflete o sucesso nos setores agropecuário, industrial, de serviços e de comércio, que são vitais para a economia do estado. O segundo estado colocado no ranking nacional foi Goiás, com aumento de 6,2%; seguido pelo Pará, com 5,1%. Enquanto isso, São Paulo e Ceará ocuparam as últimas posições no ranking, com crescimento de 1,3% e 0,9%, respectivamente.

De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná também cresceu 3,2% de janeiro a setembro de 2023, alcançando 485,8 bilhões de reais. "Estamos crescendo a taxas muito mais elevadas do que as do Brasil na produção industrial e nos serviços, que se somam à forte expansão da produção agrícola estadual em 2023, o que explica a condição de líder nacional no índice calculado pelo Banco Central", avaliou o diretor-presidente do instituto, Jorge Callado.


Sobre este cenário econômico promissor, o Deputado Geraldo Mendes, 2º vice-presidente da Comissão de Minas e Energia, comentou: "O avanço econômico do Paraná é um reflexo das políticas eficazes implementadas no estado. Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a diversificação econômica, especialmente nas áreas de minas e energia, que são essenciais para o futuro do nosso estado."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom