Operação Ponte Aérea apreende drogas no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

Foto: Tenente Marize Torres/CECOMSAER

A ação conjunta entre a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autoriza o emprego das Forças Armadas em portos e aeroportos


Por Força Aérea Brasileira (FAB)

Em mais uma atividade da Operação Ponte Aérea, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) realizaram uma apreensão de ilícitos no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na tarde desse sábado (03/02). Foram 6,5 quilos de droga apreendidos que tinham como destino a cidade de Frankfurt, na Alemanha. A ação faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autoriza o emprego das Forças Armadas em portos e aeroportos.

Agentes da PF identificaram uma mala suspeita por meio da inspeção de bagagens via raio-x. A partir disso, solicitaram apoio dos militares da FAB para realização de ação de faro. Assim, cães farejadores do Batalhão GLO RJ, que integram a Polícia de Aeronáutica, auxiliaram na identificação do material.

Para o Supervisor da Equipe de Plantão da Polícia Federal no Aeroporto do Galeão, Rodrigo Marques Varela, a parceria entre a PF e a FAB está sendo muito relevante por incrementar o contingente atuando no sítio aeroportuário. "O reforço do canil e da tropa da Aeronáutica circulando o tempo todo no aeroporto do Galeão está trazendo um upgrade na segurança aeroportuária e culmina com operações bem-sucedidas como a de hoje, a partir de uma soma de esforços com as demais agências", expressou.

Operação Ponte Aérea

Desde o dia 6 de novembro de 2023, militares da FAB atuam nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP), de acordo com o Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que tem por finalidade o fortalecimento no combate ao tráfico de drogas e de armas e outras condutas ilícitas em portos e aeroportos. Além de revistas em passageiros, bagagens e funcionários, as atividades envolvem policiamento ostensivo nos saguões, nas áreas operacionais, nos terminais de cargas e em outros pontos sensíveis, identificados pelas Forças de Segurança.

Até o momento, foram apreendidos aproximadamente 277 quilos de drogas e 29 pessoas foram detidas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom