Mais de um milhão de usuários precisam se recadastrar no SUS

Arte: SES-DF

Atualização de dados é fundamental para realização de exames e cirurgias no DF; recadastro é rápido, fácil e pode ser feito sem sair de casa


Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Para tornar mais efetiva a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde (SES-DF) reforça a importância de os usuários atualizarem seus dados por meio da campanha RecadastraSUS. Até o momento, 1.403.912 pessoas fizeram o recadastramento.

“Apesar de já termos recadastrado metade da população, esperávamos uma adesão maior. Ainda falta o recadastramento de outros 1,4 milhão de usuários, levando em conta o total de 2,8 milhões de usuários registrados no Censo de 2022”, explica o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal.

A atualização tem a finalidade de garantir e ampliar o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde, facilitando, entre outros procedimentos, o agendamento de consultas, exames e cirurgias.

A atualização é simples e pode ser feita de por meio deste link, pelo telefone 160 (opção 5) ou presencialmente, nas unidades básicas de saúde (UBSs). São solicitadas informações como telefone (WhatsApp), endereço residencial e e-mail.

Desde julho de 2023, 1.373.131 pessoas fizeram o cadastro presencial nas UBSs. Outras 13.641 fizeram o procedimento pela internet, e 9.474 usaram o Disque Saúde (160).

Com cadastros mais completos, é possível identificar as principais demandas da população e traçar estratégias bem direcionadas. A atualização também contribui para que o Distrito Federal receba de forma mais precisa recursos do SUS por meio do Ministério da Saúde. “Por tudo isso, o importante é que todo mundo que ainda não fez essa atualização procure um dos nossos canais e realize o recadastramento”, incentiva Rodrigo Vidal.

O subsecretário destaca a importância da medida para o atendimento das necessidades dos pacientes, principalmente para os que aguardam algum tipo de serviço na fila da Central de Regulação. Por isso, a expectativa é ampliar a adesão da população. “Temos muitas comodidades oferecidas, pela internet e por telefone, para aumentar o número de recadastramentos”, pontua.

Canais disponíveis para o RecadastraSUS

• Internet – Cadastro on-line
• Telefone – Disque 160, opção 5
• Presencial – Unidades de básicas de saúde

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom