Uso de nobreaks garante operação e a eficiência energética dos e-commerces durante o Dia das Mães

 



Considerada pela Associação Comercial de São Paulo uma das datas mais esperadas do comércio ao longo do ano, o Dia das Mães impulsiona vendas on-line, no entanto, causa impactos no consumo de energia e acelera a busca por eficiência energética

 

Importante data para o varejo, o Dia das Mães vai acelerar as vendas em 2024. É o que aponta a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que divulgou semana passada a estimativa de aumento de 5% nas vendas eletrônicas em comparação aos resultados de 2023 para a época do ano. Nos bastidores do mundo digital, onde as transações ocorrem em frações de segundo e a disponibilidade é imperativa, a gestão de energia tem papel prioritário para garantir operações digitais seguras e confiáveis.

 

Segundo o engenheiro e diretor da TS Shara, Jamil Mouallem, o e-commerce é uma operação complexa que depende de uma infraestrutura de TI robusta, incluindo desde conectividade de ponta até os data centers, onde dados são armazenados, processados e distribuídos, além de um fornecimento de energia ininterrupto. “Datacenters demandam energia para funcionar, transformando a eficiência energética em uma preocupação central para os provedores de serviços online”, destaca o executivo.

 

Segundo Mouallem, no mundo do e-commerce, cada minuto de inatividade pode resultar em perdas significativas de receita. Nesse sentido, incluir nobreaks, ou UPS (Uninterruptible Power Supply), na infraestrutura é uma decisão assertiva por parte das empresas de comércio eletrônico, uma vez que esses equipamentos atuam como uma linha de defesa entre os data centers e as flutuações de energia. “Quando a energia da rede falha, os nobreaks entram em ação, fornecendo energia temporária para manter os servidores funcionando enquanto os sistemas de backup são acionados”, esclarece.

 

O engenheiro acrescenta que, além de garantir a continuidade operacional, os nobreaks desempenham uma função importante na promoção da eficiência energética. Mouallem ainda explica que, ao fornecer energia de reserva durante picos de demanda ou falhas na rede, os nobreaks ajudam a reduzir o consumo geral de energia e atenuam o impacto ambiental das operações do e-commerce.

 

O diretor da TS Shara lembra que a ascensão do comércio eletrônico móvel (m-commerce), favorecida pelo 5G, vai ampliar a demanda por disponibilidade contínua e tempos de resposta ultrarrápidos. O portal E-commerce Brasil estima que a movimentação financeira do segmento de vendas online saltará de R$ 210 bilhões em 2023 para R$ 357 bilhões em 2027, com crescimento acumulado de cerca de 70% - o que tende a elevar investimentos em tecnologias eficiência energética por parte de empresas empenhadas em entregar a melhor experiência de compra on-line aos seus clientes.

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