O Novo Perfil do Secretariado Jurídico: Proatividade e Soft Skills em Alta

 


Curso online ao vivo apresenta melhores estratégias de comunicação e organização

No mercado de trabalho contemporâneo, os escritórios jurídicos estão cada vez mais focados na contratação de profissionais de secretariado que possuam um perfil diferenciado. Além das habilidades técnicas tradicionais, como organização e gestão de documentos, há uma crescente demanda por soft skills, termo utilizado por profissionais de recursos humanos para definir as habilidades comportamentais, como relacionamento interpessoal, capacidade de resolução de problemas e iniciativa proativa.

Estas características são consideradas essenciais para lidar com as altas demandas e a complexidade dos ambientes jurídicos modernos, onde a eficiência e a excelência no atendimento ao cliente são imperativas. Profissionais que conseguem antecipar necessidades, coordenar agendas complexas e manter um alto padrão de serviço ao cliente são altamente valorizados.

Para atender a essa necessidade crescente, a contadora e especialista em Controladoria e Finanças, Beatriz Machnick e a advogada Paloma Tavares organizaram o curso online ao vivo chamado "Encantamento do Cliente", que foi realizado no mês de maio,  com o objetivo de capacitar profissionais de secretariado e recepção em estratégias avançadas de comunicação e organização dentro do contexto jurídico.  

"Estamos observando uma mudança significativa nas expectativas em relação aos profissionais de secretariado nos escritórios de advocacia", diz Beatriz Machnick. "Hoje em dia, as soft skills são tão importantes quanto as habilidades técnicas. O curso 'Encantamento do Cliente' visa equipar os participantes com as habilidades necessárias para não apenas gerenciar eficientemente as tarefas diárias, mas também para criar experiências excepcionais para os clientes. Um diferencial deste curso é justamente que ele pode ser ministrado de maneira exclusiva para escritórios que tenham interesse em capacitar a equipe e busquem  atendimento personalizado e de excelência.”

A advogada Areta Fernanda da Camara, sócia gestora do Sutti Advogados Associados, presidente da comissão de direito previdenciário da OAB de Jundiaí e coordenadora adjunta do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, fez o curso "Encantamento do Cliente", realizado em maio e o classificou como inovador. “É um curso qualificado, moderno, atualizado com as necessidades e as dores reais da advocacia.” Areta também frisou que é uma formação sólida, pautada em experiências reais, que alia teoria e prática, mostrando planos de ação necessários e oferecendo as ferramentas que devem ser usadas para se ter êxito nos escritórios jurídicos. É preciso ter habilidades muito específicas para ser um profissional do secretariado, é necessário ter seriedade, comprometimento e foco, além de empatia, escuta ativa para entender a dor do cliente e ter habilidades de comunicação, sendo flexível aos problemas, tendo uma dinâmica ágil perante os desafios diários,” explicou Areta.

Para a Advogada Paloma Tavares, uma das ministrantes do curso “Encantamento do Cliente”, a iniciativa “enfatiza não apenas a eficiência operacional, mas também a construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes. Profissionais de secretariado com habilidades proativas e uma abordagem orientada para o cliente têm um papel fundamental na reputação e no sucesso de um escritório de advocacia."

 

Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e presença nos 26 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia com a tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

Paloma Tavares é gerente de controladoria jurídica na BM Finance Group. Advogada, com experiência sólida na controladoria jurídica com conhecimento a nível nacional, é especialista em gestão de escritórios e departamentos jurídicos. Diretora do Instituto Brasileiro de Pequenos e Médios Escritórios de Advocacia, Presidente de Comissão de Gestão de Escritórios da 1a subseção de Nova Iguaçu/RJ e professora na Escola de Gestão da OAB/RJ. Coautora dos livros Gestão de Escritório de Advocacia pelo IBPEA, abordando o tema “a importância da controladoria jurídica no escritório de advocacia” e “Precificação de honorários e controladoria jurídica na prática” 2024 editora Juruá.

 

BM Finance Group - Desde 2012 o grupo atua como protagonista na formação de preços para escritórios de advocacia de todos os estados do Brasil. A CEO Beatriz Machnick é autora de uma tríade de livros de gestão na área: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Atualmente, a empresa tem a matriz em Curitiba e duas filiais: uma no Rio de Janeiro e outra em Nova Iorque. Contatos com a BM Finance Group podem ser feitos pelo telefone (041) 9 9192-4263 ou pelo site www.financasjuridicas.com.br.

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