WDC Networks fortalece operação na Bahia com foco no desenvolvimento de soluções para verticais

 



Empresa sediada em Ilhéus é uma das sete organizações da Bahia listadas na B3; mantém dois endereços no Estado, onde funcionam centros de distribuição e plantas industriais, empregando 350 pessoas de forma direta e indireta

Após inaugurar novo escritório comercial e showroom em São Paulo, a WDC Networks – empresa de tecnologia que importa, fabrica e distribui suas soluções no Brasil e na Colômbia – fortalece sua operação na Bahia, onde mantém duas plantas industriais e dois centros de distribuição. Estabelecida no Polo de Informática de Ilhéus, onde conta com uma sede própria instalada em espaço de 7.000 m², a empresa é uma das sete organizações da Bahia listadas na bolsa de valores B3 – o mais alto segmento de governança corporativa. A outra unidade baiana fica em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, endereço estratégico e 5.700 m² para distribuição e integração de soluções tecnológicas com mais de 60 marcas parceiras.

O diretor de Logística da WDC, Juranilson Santos, destaca que as unidades da Bahia atuam no desenvolvimento e entregas de soluções customizadas e de ponta a ponta a partir do novo modelo de atuação da companhia para geração de demanda em mercados estratégicos, que incluem Hospitalidade em Saúde, Educação, Varejo, Entretenimento, Transportes, Indústrias, Energia Limpa e Utilities, prioritariamente. “Estamos a menos de uma hora de distância do porto, o que favorece nossas operações de Logística no recebimento de insumos e escoamento das soluções que comercializamos”, informa o executivo, que também atua à frente da unidade de Simões Filho.

Alinhado com Santos na operação baiana está o gerente de Pós-Vendas Daniel Martins, que concentra em Ilhéus o atendimento ao cliente em âmbito nacional, incluindo assistência técnica e garantia. Ele lidera uma equipe de 25 pessoas, atuando nas áreas de SAC, Suporte Técnico e RMA (trocas e reparos). Segundo Martins, com a ampliação do foco comercial da WDC, a sede em Ilhéus assume responsabilidades maiores, garantindo a total integração da área de pós-vendas com a de pré-vendas localizada em São Paulo.

Martins relata que a implantação de um Design Center na WDC para identificação de oportunidades e geração de demandas em diversas verticais exigiu melhorias e inovações como a automação de processos e o desenvolvimento de pessoas mais técnicas e capacitadas, em um modelo de gestão de pessoas reconhecida pelo GPTW (Great Place to Work). O primeiro passo para a otimização das entregas e atendimentos foi a criação de um sistema capaz de trazer informações completas sobre cada solução implementada em minutos e totalmente informatizado.

O sistema conta com chatbots digitalizados que trazem todo o histórico, pesquisas por serialização de produtos, relatórios e validações automáticas, entre outras funções, e foi programado pelo próprio executivo, que é desenvolvedor de sistemas por formação. “Triplicamos a produtividade com essa automação. Hoje um atendente consegue resolver a maioria das demandas consultando a plataforma, do suporte à abertura de chamados, de forma muito mais rápida e organizada”, comemora Martins.

Agora, com o novo modelo comercial da WDC, as unidades de Salvador e Ilhéus recebem a incumbência de apoiar o desenvolvimento de soluções interagindo com as áreas comerciais e de produtos em São Paulo na integração do vasto portfólio da WDC. “Temos um laboratório robusto de soluções que são utilizados para treinamentos internos e dos parceiros, onde estudamos conjuntamente o melhor modelo de solução para cada necessidade, além de showrooms distribuídos nas duas unidades”, complementa Juranilson Santos.

Sustentabilidade

A WDC iniciou operação na Bahia em 2004, atraída pelas condições do Polo Tecnológico de Ilhéus. Com o crescimento do portfólio e o consequente aumento da demanda, em 2018 ganhou espaço adicional com a filial de Simões Filho, local escolhido pela proximidade com a capital baiana e a zona portuária. Em 2023, a unidade passou a comportar a fábrica de Kits Fotovoltaicos, com apoio da Sudene e, hoje, a planta industrial também produz soluções de Áudio e Vídeo Profissional de grande porte.

Além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região – gera 100 empregos diretos e cerca de 250 empregos indiretos, com previsão de contração de pelo menos outros vinte colaboradores nas duas unidades até o final do ano de 2024 – impulsionando a economia local, a WDC ainda desenvolve um trabalho ambiental importante, que inclui preservação de manguezal na região de Ilhéus, acordo com ONGs para reaproveitamento de resíduos sólidos e reuso da água pluvial entre outras ações.

“Esta é uma medida de sustentabilidade que veio muito antes do termo ESG enquanto diretriz corporativa. Foi algo que já nasceu junto com a empresa e está em seu DNA desde o primeiro momento. Na WDC, acreditamos que a tecnologia pode mudar a vida das pessoas, então aplicamos esta mesma tecnologia para preservar o meio ambiente, pois consideramos que isso também é parte da vida das pessoas. O principal desafio é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental”, defende o diretor de Logística da WDC Networks.

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