Furto de energia em bar de Goiânia é descoberto pela Equatorial Goiás
Operação da companhia com Polícia Civil aconteceu na tarde desta quinta-feira (6)
A Equatorial Goiás informa que acompanha o trabalho das autoridades policiais do Estado e tem realizado ações constantes para combater o furto de energia, como no caso dessa quinta-feira (6), em Goiânia.
A operação de fiscalização da Equatorial Goiás, realizada com a Polícia Civil e Científica, combateu um esquema de furto de energia em bar no do Setor Marista. O furto de energia acontecia por meio de ligação direta e o valor do prejuízo ainda será calculado. Uma pessoa foi presa.
Além de ser um crime passível de reclusão e multa, o furto de energia – conhecido popularmente como “gato” – afeta diretamente a qualidade do fornecimento, sobrecarregando a rede elétrica e colocando em risco a segurança da população. Essa prática ilícita é especialmente perigosa para aqueles que manipulam a rede elétrica sem capacitação técnica e os devidos cuidados, aumentando o risco de acidentes graves.
Apenas em janeiro deste ano, foram realizadas 37 operações e 23 prisões, um aumento de quase de 150% no número de operações em comparação com janeiro de 2024, que registrou 15 ações e 7 prisões. Quando comparado a janeiro de 2023, que teve apenas 2 operações e 3 prisões, o crescimento é ainda mais evidente: 1.400% nas operações e de 533% nas prisões. Em todo o ano passado, a companhia executou 290 operações de fiscalização, resultando na prisão de 158 pessoas. Desde o início da concessão da Equatorial Goiás, foram realizadas 475 operações e 289 prisões. Esses números refletem o esforço coordenado entre a distribuidora e os órgãos de segurança pública.
As ligações irregulares não apenas comprometem o fornecimento de energia, mas também aumentam o risco de curtos-circuitos, prejudicando todos os consumidores, inclusive os que estão regulares. Esse tipo de prática compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia.
A Equatorial Goiás reforça a importância da participação da população no combate às fraudes e furtos de energia. Denúncias podem e devem ser realizadas de forma anônima por meio da Central de Atendimento – 0800 062 0196.
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás