Super Gyro Tower é trazida para BC pela Next Shipping

 Operação envolveu três países, demandou soluções logísticas customizadas e utilizou 15 contêineres especiais para transportar mais de 130 toneladas de carga ao Brasil


Reconhecida como um dos destinos turísticos mais populares de Santa Catarina, Balneário Camboriú está prestes a receber a Super Gyro Tower, uma torre de observação giratória projetada para proporcionar uma vista panorâmica de 360º do litoral e do impressionante panorama urbano da famosa BC. Mas para que este projeto ganhe vida, a estrutura, projetada e construída na Eslováquia, precisa chegar até o Brasil, enfrentando os desafios logísticos de importação de uma carga especial. À frente do transporte da Super Gyro Tower está a Next Shipping, empresa especializada em logística de carga internacional, responsável por trazer esse gigante em segurança com o cuidado e a expertise necessários.

Com mais de 130 toneladas acondicionadas em 15 contêineres especiais e uma operação que envolve três países e um planejamento adaptado às especificidades do equipamento,  a Super Gyro Tower é entendida como uma carga projeto, um termo utilizado no setor logístico para descrever o transporte de mercadorias que não se encaixam nos padrões convencionais de envio. Essas cargas geralmente são grandes, pesadas, de dimensões fora do padrão, ou exigem manuseio especial devido à sua complexidade, fragilidade ou valor. Para cada carga, é necessário um planejamento estratégico que leva em conta origem, destino, restrições logísticas e prazos de entrega. “Nenhuma carga projeto é igual à outra. Cada operação exige um estudo detalhado para definir a melhor solução logística, garantindo que o transporte ocorra sem riscos e dentro do prazo”, explica Murilo Amaral, head de projetos da Next Shipping.

O maior desafio enfrentado pela empresa foi o tempo. Com o cronograma da obra em jogo, a prioridade foi garantir que as partes mais sensíveis chegassem primeiro. A operação, que começou na Eslováquia, está acontecendo em etapas e envolve o uso de dois portos estratégicos na Europa: Gênova, na Itália, e Hamburgo, na Alemanha. “Escolhemos Gênova para transportar a base da torre, por oferecer um escoamento mais ágil e com maior segurança, enquanto as outras partes seguiram por Hamburgo, que possui infraestrutura especializada para cargas volumosas”, detalha Amaral.

O cuidado em cada etapa do processo foi essencial. Para acomodar os diferentes módulos da torre, a Next Shipping utilizou contêineres open top, que permitem o transporte de cargas altas, e flat rack, que possuem laterais abertas para acomodar peças com dimensões não convencionais. Um dos principais entraves foi o transporte da base da torre, componente essencial para o início da construção, cuja largura estava próxima ao limite do open top. Para evitar riscos durante a descarga no Brasil, a Next Shipping optou pelo o contêiner flat rack, garantindo um manuseio mais seguro com guindaste. Além disso, devido a restrições operacionais e indisponibilidade de rotas diretas da Europa, a Next Shipping também precisou fazer ajustes estratégicos no porto de chegada, propondo o porto de Itapoá como alternativa para garantir um processo mais eficiente e ágil. 

Nos bastidores da logística internacional, cada carga tem sua história – e a Next Shipping tem escrito algumas das mais interessantes. Em 2024, a empresa coordenou mais de 50 operações de cargas, movimentando equipamentos que vão de maquinários industriais a estruturas completas para fábricas. Com um volume superior a 30 mil TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés) transportados no último ano, a Next Shipping está entre os 10 maiores agentes de importação do Brasil. 

Entre os projetos mais desafiadores, a empresa foi responsável pelo transporte de um parque fabril no Azerbaijão, garantindo que maquinários de grande porte chegassem com segurança ao seu destino. Também participou da ampliação da fábrica da Tramontina, em Farroupilha (RS), movimentando equipamentos essenciais para a operação. Na indústria farmacêutica, também viabilizou importação de tecnologia de ponta para a Prati-Donaduzzi.

A primeira remessa da Super Gyro Tower chegou ao Brasil no início de março e atualmente está em processo de nacionalização. As demais remessas seguem em trânsito, com previsão de chegada até maio. Nesse processo, a Next Shipping tem se mostrado uma parceira fundamental, participando de toda a operação, desde a coleta na Europa até a entrega final em Balneário Camboriú. “Cada projeto exige um olhar estratégico, desde a escolha da rota até o manuseio da carga. Nossa experiência nos permite antecipar desafios e garantir que tudo ocorra dentro do prazo e com total segurança”, finaliza o head de projetos da Next Shipping.

Sobre a Next Shipping

Sediada em Itajaí, Santa Catarina, a Next Shipping é uma empresa de logística internacional que, em apenas sete anos, se consolidou como líder no setor, oferecendo soluções inovadoras em transporte marítimo, aéreo, projetos especiais, seguro internacional e logística integrada. Com um compromisso inabalável com a gestão de pessoas, a empresa já acumula mais de 21 prêmios e é a companhia brasileira de comércio exterior mais premiada por suas ações internas. Sua trajetória de sucesso é construída sobre a premissa de que, para alcançar resultados excepcionais, é necessário primeiro cuidar das pessoas.

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