Governadora e candidata à reeleição visitou o HMIB, se reuniu com empresários de bares e restaurantes e participou de sabatinas para apresentar propostas para o futuro do Distrito Federal
A governadora do Distrito Federal e candidata à reeleição, Celina Leão, cumpriu nesta quinta-feira (3) uma agenda voltada à saúde pública, ao desenvolvimento econômico e ao diálogo com diferentes setores da sociedade. Ao longo do dia, Celina visitou o Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB), participou de almoço com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Distrito Federal (Abrasel-DF), foi sabatinada pela Jovem Pan e participou de encontro com entidades do setor produtivo.
No HMIB, referência no atendimento materno-infantil do Distrito Federal, Celina percorreu diferentes áreas da unidade para acompanhar de perto os serviços oferecidos à população. A governadora visitou a cozinha hospitalar, a ala comunitária, conheceu o novo tomógrafo e passou pelo Centro Obstétrico.
A passagem pela unidade também permitiu acompanhar investimentos e melhorias na estrutura hospitalar. Na cozinha, Celina conheceu o funcionamento do espaço responsável pela produção e distribuição das refeições destinadas a pacientes, acompanhantes e profissionais. A estrutura está entre as áreas que passam por planejamento para modernização e adequações, com foco na segurança alimentar, melhoria dos fluxos de trabalho e das condições oferecidas aos trabalhadores.
Celina também visitou a ala comunitária e conversou com profissionais da unidade. O HMIB concentra serviços especializados voltados principalmente à assistência de mulheres e crianças, incluindo atendimento de gestações de alto risco, medicina fetal, emergência obstétrica e pediátrica, internações e assistência ao parto.
Outro ponto da visita foi o novo tomógrafo, equipamento que amplia a capacidade de diagnóstico por imagem e contribui para dar mais agilidade à investigação e ao tratamento dos pacientes atendidos na unidade.
No Centro Obstétrico, a governadora acompanhou a estrutura destinada ao atendimento das gestantes. O espaço está entre as áreas contempladas no planejamento de modernização do hospital. A reforma prevista para o HMIB envolve investimento estimado em R$ 8,68 milhões e contempla recuperação estrutural e adequações das instalações, com foco na segurança e no conforto das pacientes e das equipes.
Diálogo com bares, restaurantes e turismo
Na sequência, Celina participou de almoço com representantes da Abrasel-DF. O encontro abriu espaço para discutir demandas de um setor que tem participação importante na geração de empregos, no turismo e na movimentação da economia do Distrito Federal.
Durante o almoço, a governadora ouviu reivindicações de empresários e falou sobre temas relacionados ao funcionamento dos estabelecimentos e ao desenvolvimento da cidade.
Um dos assuntos que ganhou repercussão na imprensa foi o futuro de pontos turísticos atualmente administrados pelo BRB. Celina afirmou que não descarta parcerias com a iniciativa privada para a gestão de espaços como a Torre de TV e o Autódromo de Brasília, mas ressaltou que qualquer decisão deve preservar a vocação turística desses locais e os interesses da população.
A governadora destacou que a discussão ainda está em avaliação e defendeu que o aspecto financeiro não se sobreponha à função que esses espaços exercem para Brasília.
O encontro também colocou em pauta reivindicações dos proprietários de bares e restaurantes e reforçou o diálogo entre o governo e um segmento diretamente ligado ao turismo, aos serviços, ao empreendedorismo e à geração de oportunidades no DF.
Na Jovem Pan, Celina fala sobre BRB, saúde e segurança
Às 14h30, Celina participou da sabatina da Jovem Pan, dentro da série especial de entrevistas promovida pela emissora com os candidatos nas Eleições 2026. No Distrito Federal, a programação começou em 31 de agosto e segue ouvindo os candidatos ao Governo do DF.
Durante a entrevista, Celina respondeu a questionamentos sobre alguns dos principais temas da campanha, entre eles BRB, saúde, segurança pública, privatizações e o cenário político.
Ao tratar do Banco de Brasília, a candidata afirmou que sempre foi contrária à compra do Banco Master pelo BRB. Celina também disse que não identifica, neste momento, disposição do governo federal para auxiliar a instituição financeira brasiliense.
Na saúde, a governadora falou sobre o desafio enfrentado para reduzir a demanda reprimida por procedimentos. Segundo Celina, havia aproximadamente 33 mil pessoas na fila por cirurgias quando assumiu o comando do Executivo local.
Na segurança pública, Celina destacou o investimento em tecnologia como uma das estratégias para combater a criminalidade. Ela citou o DF 360, sistema que utiliza câmeras e outras ferramentas tecnológicas para ampliar a capacidade de monitoramento das forças de segurança, e afirmou que os crimes tiveram redução superior a 40% desde que assumiu o governo.
Questionada sobre privatizações, Celina defendeu que cada situação seja analisada individualmente e afirmou que o Estado deve concentrar esforços principalmente nas áreas essenciais, como saúde, educação e segurança.
A governadora também falou sobre sua relação com Michelle Bolsonaro, candidata ao Senado pelo Distrito Federal. Celina destacou a amizade entre as duas e afirmou que esteve entre as pessoas que incentivaram Michelle a disputar uma vaga no Senado.
Setor produtivo encerra agenda da tarde
Depois da Jovem Pan, Celina seguiu para mais uma sabatina, desta vez promovida por entidades do setor produtivo do Distrito Federal, no Senac.
O encontro abriu espaço para que a candidata apresentasse suas propostas e discutisse temas diretamente relacionados ao desenvolvimento econômico da capital, à geração de emprego e renda, ao empreendedorismo, à atração de investimentos e à melhoria do ambiente de negócios.
A participação encerrou uma sequência de compromissos em que Celina dividiu a agenda entre o acompanhamento dos serviços públicos e o diálogo com diferentes segmentos da sociedade.
Da saúde ao setor produtivo, passando pelo turismo, serviços, segurança e geração de empregos, a governadora e candidata apresentou ações realizadas pelo governo e discutiu propostas para os próximos quatro anos do Distrito Federal.
Priscila Praxedes
Jornalista de campanha da governadora Celina Leão




