segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

5 passos para mensurar os resultados nas redes sociais em 2017

Saber analisar é fundamental para avaliar se está no caminho certo ou se precisa mudar a rota

Quem tem um negócio sabe que com a chegada do fim de ano é essencial fazer um balanço de resultados e coisas que não deram certo. Camila Porto, especialista em Internet Marketing, explica que isso também funciona com as redes sociais: “saber analisar é fundamental para avaliar se está no caminho certo ou se precisa mudar a rota”. Para isso, a especialista lista as cinco melhores métricas para entender como foi o crescimento da página na rede social.

1 – Número de fãs
A métrica é uma forma de avaliar ou medir o desempenho da sua empresa na internet. Por exemplo, o número de fãs da página é uma métrica importante, pois diz respeito sobre a evolução da página e se ela está sendo atrativa, o quanto está sendo vista, e se as pessoas estão querendo receber mais informações. Uma dica da Camila é “tenha uma meta para saber o quão rápido você está caminhando ou não para o seu objetivo. Mensure quantos fãs você tem hoje, quantos terá daqui 30 dias e sempre defina uma meta para cada uma dessas métricas”.

2 – Envolvimento com a publicação
A autora do livro “Facebook Marketing” explica que de nada adianta ter 1 milhão de fãs se pouquíssimas pessoas interagem com o conteúdo publicado. Quando questionada sobre a importância do envolvimento, Camila explica que quando se aumenta o engajamento, isso quer dizer que as pessoas estão curtindo o que está sendo publicado, estão interagindo e participando. “A minha dica é avaliar é o envolvimento com a publicação. Por exemplo: se hoje você tem 1000 pessoas se envolvendo com a publicação, mês que vem pode aumentar 5% disso. Você pode melhorar a maneira como você se comunica para aumentar esse envolvimento”.

3 - Alcance
“Quanto mais engajamento você tem, quanto mais as pessoas interagem com seu conteúdo, maior tende a ser o seu alcance”, conta Camila. A dica da especialista é sempre olhar o alcance para saber quantas pessoas estão sendo impactadas pelo conteúdo todos os dias, meses, ou por um período específico.

4 – Taxa de envolvimento
O Facebook, por exemplo, avalia quantas pessoas foram impactadas por um conteúdo versus quantas curtidas, comentários e compartilhamentos ele gerou. “Quanto maior essa taxa, maior a qualidade do seu conteúdo e mais engajamento você conseguiu gerar, ou seja, será melhor para você e seu negócio”.

5 – Engajamento de ação
Por fim, Camila oferece uma dica valiosa: analisar o engajamento de ação, que é saber quantos cliques uma publicação teve, quantas pessoas visitaram o site a partir de um post. “Em muitos casos, uma publicação tem o intuito de levar pessoas para o site ou e-commerce. Nesse caso, é muito importante mensurar quantos cliques para ir até o seu site você obteve, não necessariamente quantas curtidas e comentários ele recebeu”. A especialista pede para sempre avaliar os posts baseados no objetivo com aquele determinado conteúdo. “São métricas diferentes para medir o desempenho específico de cada publicação. Se o objetivo é levar pessoas para o site, mensure quantos cliques sua publicação recebeu”.

Fonte: Administradores.

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