Tucano lidera pesquisa para governo do DF

Na corrida ao Governo do Distrito Federal, o líder é o deputado federal, Izalci Lucas (PSDB)

A eleição para governador do Distrito Federal já está nas ruas e a todo vapor. Os pré-candidatos declarados são muitos, mas descem e sobem na pesquisa à medida em que surge uma denúncia e outra. Na última pesquisa do Instituto Cristal Pesquisas, realizada nos dias 27, 28 e 29 de junho, quando foram ouvidos 1.200 eleitores em todas as cidades do Distrito Federal, Izalci Lucas aparece em primeiro lugar para o Palácio do Buriti, quando a pergunta é estimulada. Na pergunta espontânea, ou seja, quando é perguntado ao eleitor em quem ele votaria, sem sugerir nomes, o eleitor responde o que tem na cabeça. Desta forma, não tem para ninguém e o senador da República Antônio Reguffe é o primeiro colocado, com 11,40% de intenção de votos. Joaquim Roriz, apesar de doente e não ter condições de voltar ao jogo político, é apontado pelos eleitores em segundo lugar, com 4,60% de intenção de votos. Reguffe lidera também em outro quesito, quando o instituto pergunta ao eleitor, de forma espontânea, quem influenciaria o seu voto para governador. Neste caso, o senador Reguffe é novamente o primeiro, seguido por Roriz e, em terceiro lugar, o deputado carioca Jair Bolsonaro. Reguffe já deu entrevista afirmando que não será candidato a governador do DF em 2018.

Jofran Frejat (PR) é o segundo colocado, com 11,5%

Governador 
Como foi dito no início, para governador na pesquisa estimulada, o líder é Izalci Lucas (PSDB), com 13,40% de intenção de votos. Como se sabe, a pesquisa analisa o momento e, como tal, o parlamentar tucano, que é entrevistado exclusivo do Diário da Manhã nesta reportagem, se destaca pelas suas ações a favor da capital brasileira, especialmente no que diz respeito à regularização fundiária. Jofran Frejat (PR) é o segundo colocado, com 11,50%, e em seguida aparece Érika Kokay (PT), com 9,80%, e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 7,90%. Alberto Fraga (DEM) é o quinto colocado, com 6,50%, enquanto o presidente do parlamento candango, o deputado Joe Vale, pontuou com 3,80%. Os demais citados são: Rogério Rosso (PSD), com 3,80; Agaciel Maia (PTC), com 3,50%; e Cleber Pires (PP), com 2,50%. Não responderam, 13,41%, e disseram que anulariam o voto, 24,31%. O ex-deputado Alírio Neto, que não foi colocado na lista da pergunta estimulada, apareceu na pergunta espontânea para governador em 10º lugar, com 0,83%.

Izalci Lucas 
Questionamos o deputado Izalci Lucas sobre a citação expressiva do eleitorado de Brasília, que o coloca em primeiro lugar para governador do DF na pergunta estimulada. Ele respondeu de pronto: “Pesquisa reflete o momento. Estamos construindo um projeto consistente para o Distrito Federal, desde 2012. Nesse sentido discutimos com toda a sociedade brasiliense um planejamento amplo e identificamos que muita coisa tem que ser feita. Por isso acredito que essa pontuação é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos e estamos colhendo o que plantamos. A regularização fundiária também contribuiu de alguma forma com a nossa posição nas pesquisas. Foram várias ações que nós fizemos, inclusive realizamos reuniões em todas as cidades do Distrito Federal”.

“Fui o presidente da Comissão da Regularização Fundiária e apresentei todas as emendas para beneficiar o Distrito Federal. Vale ressaltar que diversas pessoas aguardavam a regularização por mais de 50 anos. Agora parte importante da população fará seus investimentos por meio de empréstimos e financiamentos e podem dar em garantia suas escrituras como proprietários. Muitos deles estão preparados para produzir e gerar empregos na capital brasileira. Conseguimos, junto ao Incra, que na regularização fundiária até cinco hectares serão gratuitos. Na área social a escritura também será totalmente gratuita. Conseguimos avançar muito com a Medida Provisória para a referida regularização, o que mexe com metade da população de Brasília. Existem cidades inteiras sem escrituras, tais como Arapoanga, Itapoã, Estrutural, Vila São José, Sol Nascente e Pôr do Sol. Com esta medida vamos dar escrituras para todos, e a grande maioria será de forma gratuita”.

“Uma outra questão que nos deu muita visibilidade foi a oportunidade que tivemos quando presidimos a reforma do Ensino Médio, essencial para a educação em Brasília, e que certamente trará resultados positivos. Portanto, são diversos fatores que ajudaram a população do DF a entender que o nosso nome tem viabilidade eleitoral para cargo majoritário. Estou muito feliz com esta reação da população de Brasília que me coloca em primeiro lugar na disputa rumo ao Palácio do Buriti. Sou pré-candidato ao governo do Distrito Federal e vamos melhorar muito mais daqui para a frente”, arrematou Izalci Lucas.

Votação 
Verificamos na pesquisa por cidade que, proporcionalmente, Izalci obteve sua maior votação na cidade do Guará. Sobre isso ele comentou: “Cheguei em Brasília em 1970 e fui criado no Guará. Meus pais receberam uma casa da SHIS e lá fui criado. Meus filhos nasceram no Guará e eu fui estudante da primeira turma do ginásio daquela cidade satélite. Jogo futebol desde a infância no Guará todas as quartas e sábados. Por isso temos uma relação muito forte com toda a população guaraense”, disse.


Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom