Curso básico de síndico gratuito no Riacho Fundo II

As oportunidades são para os síndicos e moradores de condomínios do Riacho Fundo II e região e fazem parte do projeto QualiSíndicos da Abrassp, com inscrições até 25 de setembro. São 300 vagas para síndicos, subsíndicos, conselheiros e moradores de condomínios 


As aulas serão ministradas por contadores, administradores, engenheiros, advogados, bombeiros e demais profissionais ligados aos temas. As aulas abordam temas reais sobre os condomínios do Minha Casa, Minha Vida/Morar Bem No Riacho Fundo II e região.

Com o objetivo de apoiar a gestão do síndico, unir e integrar síndicos, a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais- (Abrassp), criou o projeto QualiSíndicos, que é voltado para a qualificação e profissionalização de síndicos, futuros síndicos e síndicos profissionais.

Um dos maiores desafios de um síndico para prestar um bom serviço é exatamente conciliar todos os interesses, e gastando pouco dinheiro do condomínio.

A profissionalização do síndico torna-se imprescindível, tendo em conta que os condomínios começam a atuar como empresas estruturadas, e esses profissionais são representantes legais da massa condominial.

O curso básico de síndico acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no sala de catequese, da paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na região administrativa do Riacho Fundo II.

O Ministério das Cidades determinou, pela Portaria nº 518, que os estados ou municípios deverão buscar uma instituição especializada em gestão condominial 30 dias antes da entrega dos imóveis. 

O objetivo é que a instituição desenvolva um trabalho pedagógico com os moradores para ensinar as diretrizes das atividades que devem ser desenvolvidas nos condomínios como escolha do síndico, gestões contábeis, administração, entre outros. As atividades serão divididas e três fases : a de formação de condomínio, na qual haverá um levantamento de informações para a elaboração da previsão orçamentária do condomínio, prestação de assessoria técnica nas reuniões que antecedem a ocupação e eleição do síndico e conselho fiscal.

Educação. O objetivo, segundo o Ministério das Cidades, responsável pela publicação da portaria, é que a instituição, contratada pelo banco público, desenvolva um "trabalho pedagógico" com os moradores para ensinar diretrizes das atividades que devem ser desenvolvidas nos condomínios. 

De acordo com o diretor de parcerias da Abrassp, João Bosco, além de subsidiar a compra do imóvel, o governo tem de garantir condições para a "sustentabilidade" dos empreendimentos. "Precisamos fazer o acompanhamento forte dessas famílias. Muitas delas vieram de áreas de extrema vulnerabilidade, de uma outra realidade, em que não era preciso seguir regras tão rígidas", explica João Bosco.


Desde 2009, o Minha Casa, Minha Vida já contratou 7 milhões de moradias, e 1,4 milhão delas foram entregues. A meta é entregar 490 mil unidades habitacionais neste ano, o que representa, segundo o ministério, 32% do total de construções de moradias no País em 2017.

Para Paulo Melo, presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - (Abrassp), o governo sempre se preocupou com a produção dos imóveis, mas não dava a atenção necessária ao pós-entrega das chaves. "A gestão condominial é um trabalho de gente grande. O governo deveria ter acordado há mais tempo sobre sua importância".

O sindico é aquele que precisa ter grande capacidade resiliente, perfil relacional, senso de desprendimento, voluntarioso, muito organizado, conhecimento sobre questões prediais, e acima de tudo, por ser um cargo eletivo, precisa ser politico no sentido verdadeiro da palavra.

O condomínio deve ser visto como uma empresa, pois, assim como as empresas, o síndico tem muitas responsabilidades legais, entre elas civil, criminal, trabalhista, previdenciária, tributária e ambiental.


O presidente da Abrassp, Paulo Melo, falou que o QualiSíndicos é o maior programa de formação de síndicos do Brasil, “O síndico ou condômino que entrar no QualiSíndicos, vai fazer um curso de qualidade que tem o certificado reconhecido pelo MEC como curso livre, além de ser uma oportunidade de qualificação para se colocar no mercado de trabalho em um mercado que pede cada vez mais qualificação e profissionalização”, falou o presidente, Paulo Melo.

O cumprimento de normas de segurança, o controle financeiro e dentre outras tarefas, o profissional deve ser capacitado para agir dentro destes setores, bem como administrar os conflitos internos, estudar a convenção e o regimento interno, cumprir e fazer cumprir o mesmo.

Um bom síndico tem que saber tudo o que se passa no condomínio. Por isso, assim que assumir o posto, deve estudar a gestão antiga e conferir as prestações de conta, orçamentos, processos judiciais que estão correndo e problemas estruturais do condomínio.

O curso básico de síndico pode ajudar a reduzir custo de condomínios no Riacho Fundo II e de todos os condomínios das cidades da região, durante o curso, as aulas contam com palestras de especialistas nacionais, onde a troca de experiência e a apresentação de cases de sucesso faz toda a diferença no curso básico. 

Um dos objetivos curso prático de síndico é mostrar estratégias para economizar até 40% com os custos de administração e manutenção dos condomínios.

As aulas são organizadas pela Abrassp e o foco principal é apresentar soluções baratas para os problemas do cotidiano dos condomínios e mostrar saídas para otimizar os recursos, principalmente em tempos de crise e, por consequência, de maior inadimplência.

O curso é uma realização da Abrassp – Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, em parceria com a Administração regional do Riacho Fundo II.

Serviço:
Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2017.
Horário: De 19:30 ás 22:30.
Valor: Grátis.
Local: Sala de Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, QN 11 cj. 3 Lts. 1-6, CEP: 71880-610, Riacho Fundo II – DF.
Informações: 61 3054-0543 - 61 98225-4660 (WhatsApp)

Serviço:
Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2017.
Horário: De 19:30 ás 22:30.
Valor: Grátis.
Local: Sala de Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, QN 11 cj. 3 Lts. 1-6, CEP: 71880-610, Riacho Fundo II – DF.
Informações: 61 3054-0543 - 61 98225-4660 (WhatsApp)

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom