GDF cria grupo de trabalho para tratar da reforma da PrevidĂȘncia

Presidida pelo governador Ibaneis Rocha e composta por integrantes do governo, comissĂŁo debaterĂĄ os interesses dos estados e do DF na proposta do governo federal

Resultado de imagem para gdf
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, instituiu, por meio do Decreto de Lei nÂș 39.686, de 25 de fevereiro de 2019, o grupo de trabalho que vai discutir junto ao governo federal as propostas da reforma da PrevidĂȘncia enviada ao Congresso Nacional. A comissĂŁo presidida por ele serĂĄ formada pelo secretĂĄrio de Fazenda, Planejamento, Orçamento e GestĂŁo, AndrĂ© Clemente; pelo presidente do Instituto de PrevidĂȘncia dos Servidores do DF, Ney Ferraz JĂșnior; e por cinco representantes tĂ©cnicos do GDF designados pelo prĂłprio governador.

De acordo com o decreto, na ausĂȘncia de Ibaneis, os trabalhos deverĂŁo ser conduzidos pelo secretĂĄrio AndrĂ© Clemente. PoderĂŁo ser convidados para participar das reuniĂ”es, quando necessĂĄrio, representantes de outros ĂłrgĂŁos ou entidades pertinentes Ă  discussĂŁo. As convocaçÔes de encontros serĂŁo determinadas pelo governador. Por serem consideradas prestação de serviço pĂșblico relevante, as atividades desenvolvidas pelo grupo nĂŁo incidem qualquer tipo de remuneração.

Alguns pontos da reforma sĂŁo importantes para os estados e devem ser detalhadamente discutidos diante das possĂ­veis mudanças. Os fundos previdenciĂĄrios sĂŁo, segundo o governador, capazes de dar sanidade fiscal Ă s unidades federativas. No Distrito Federal, o reequilĂ­brio das contas pĂșblicas tem sido feito por meio do Iprev-DF e do DF Previcon – este ainda em fase de implantação. “A previsĂŁo desses fundos vai trazer sanidade a um passado de muitas dificuldades financeiras da PrevidĂȘncia”, explica Ibaneis Rocha.

UniĂŁo

O governador vĂȘ como preocupante a participação de entes e bancos privados, porque Ă© justamente por meio deles que as unidades federativas vinham recorrendo para capitalizar os fundos do Distrito Federal. “A UniĂŁo cuidou do seu problema que diz respeito ao seu regime federal, mas nĂŁo tratou dos que dizem respeito aos estados e municĂ­pios”, avalia. Ibaneis defende um tratamento diferenciado Ă s aposentadorias dos trabalhadores rurais que sĂŁo submetidos a um regime de trabalho mais sacrificante. Essas preocupaçÔes foram levadas por ele ao ministro da Economia, Paulo Guedes, durante encontro no inĂ­cio da noite dessa terça-feira (26).

O GDF fez um planejamento para suprir o rombo de R$ 5,2 bilhĂ”es na PrevidĂȘncia do Distrito Federal, com ajustes no Instituto de PrevidĂȘncia dos Servidores do DF capazes de permitir que, ao longo do tempo, esse fundo se torne superavitĂĄrio.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentĂĄrio

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
CanaĂŁ Telecom