Um novo banco para Brasília


BRB se renova, alcança o maior lucro da história e assume programas como Bilhetagem Automática e Cartão Material Escolar

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa: “O ano de 2019 representa o nascimento de um novo BRB. Mais forte, ágil, moderno, competitivo e protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do DF. Foto: Renato Alves
O desafio do ano foi consolidar os fundamentos de um novo BRB, moderno, ágil, eficiente e orientado a gerar resultados que signifiquem atendimento de excelência aos clientes, execução de políticas públicas que promovam o bem-estar social e retornos sustentáveis aos acionistas que, em última análise, são o povo de Brasília.

O ano também marca o crescimento do Banco para além de Distrito Federal. O BRB deu um passo importante, ao firmar parcerias significativas com estados e representantes do setor produtivo para sua expansão em pelo menos seis estados brasileiros, além do DF: Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Maranhão.
Principais realizações do BRB

Lucro recorde: O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido recorrente de R$ 282,8 milhões nos primeiros nove meses de 2019 (janeiro a setembro), evolução de 50% quando comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento no lucro líquido recorrente foi gerado pelo aumento da margem financeira, avanço das receitas com tarifas e prestação de serviços, redução das despesas com devedores duvidosos e controle de gastos das despesas com pessoal e administrativas.

Pagamento de dividendos: O BRB distribuiu em dividendos R$ 100 milhões para seus acionistas. O principal deles, o GDF, recebeu cerca de R$ 84 milhões. Os recursos são destinados a financiamento de obras estruturais para a população de Brasília e entorno.

Sistema de Bilhetagem Automática (SBA): No último dia 4 de novembro, o BRB assumiu o processamento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal. Com a migração da solução de bilhetagem, o usuário passou a ter à disposição uma rede ampliada de recarga, com 73 postos de atendimento, um novo aplicativo Mobile (APP) – BRB Mobilidade, além de uma central exclusiva de atendimento telefônico (61 – 3120-9500) para dúvidas, sugestões e reclamações.

Governo do Piauí: Em linha com o seu processo de expansão, o BRB assinou acordo de cooperação com o governo do Piauí. O objetivo é a realização de ações conjuntas de fomento ao desenvolvimento regional, agropecuário, industrial, do comércio, empreendedorismo e a inovação tecnológica no Estado. A iniciativa faz parte do projeto de expansão da Instituição. Em parceria com a Agência de Fomento do Estado, o BRB vai trabalhar para estabelecer programas de financiamento à atividade produtiva, além de dar apoio à estruturação de programas de habitação popular e demais parcerias público-privadas.

Acordo CNC – Ainda em novembro, o BRB firmou acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e passa a oferecer acesso ao crédito, em condições diferenciadas, às entidades sindicais ligadas à CNC no Centro-Oeste, incluindo empresas e pessoas ligadas ao Sesc (Serviço Social do Comércio) e ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Pecúnias: Desde novembro, o BRB tem disponíveis R$ 704 milhões para antecipar aos servidores do Distrito Federal valores referentes às pecúnias. O Banco criou uma linha de crédito especial com taxa de juros diferenciada.

Crédito imobiliário: Em outubro, o BRB anunciou a menor taxa de juros do mercado e da história, 6,75% a.a., para o financiamento de crédito imobiliário. A nova taxa de juros do BRB é válida tanto para imóveis enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH – imóveis até R$ 1,5 milhão) quanto no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI – imóveis com valor superior a R$ 1,5 milhão).

Torre de TV – Ao longo de 20 anos, o BRB vai investir R$ 40 milhões na gestão da Torre de TV. O objetivo é recuperar o espaço, com ações de incentivo ao turismo, cultura e empreendedorismo. O projeto é amplo e prevê a construção do corredor cultural Banco de Brasília, que vai ligar a rodoviária até a Torre; o Jardim Burle Marx; reforma e reativação da fonte luminosa; recuperação da tradicional Feira da Torre e a criação de um museu digital. A torre é um espaço estratégico para a exposição e fortalecimento da marca do BRB e permitirá a geração de emprego, novos turistas e empreendedores.
R$ 40 milhõesÉ o que, ao longo de 20 anos, o BRB vai investir na gestão da Torre de TV. O objetivo é recuperar o espaço, com ações de incentivo ao turismo, cultura e empreendedorismo.

Sala Vip: Em outubro, o BRB anunciou aos seus clientes do BRB uma novidade: acesso a uma Sala VIP exclusiva no Aeroporto de Brasília. Será a única a oferecer raio-x próprio, onde os usuários poderão embarcar diretamente por ela, facilitando o acesso às salas de embarque. O espaço, de 720m2, terá coworking, sala de reunião, salas privativas de TV, open food, bar e área de descanso. Outro diferencial é em relação ao acesso, que também poderá ser feito pela parte externa, o que possibilitará aos clientes BRBCard o uso do local, ainda que não tenham viagem marcada. Os usuários também terão à disposição caixas eletrônicos com saque de moeda estrangeira. A inauguração está prevista para fevereiro de 2020.

Fibra: O Banco e a Fibra (Federação das Indústrias do Distrito Federal) firmaram parceria que vai permitir acesso ao crédito e condições diferenciadas a todas as empresas que compõem a base da entidade. As boas condições também estão disponíveis aos trabalhadores industriais filiados aos sindicatos da Fibra. Com mais esse acordo, o BRB se mostra disposto a ouvir e entender a realidade dos sindicatos e auxiliar nas soluções negociais.

Consórcio Brasil Central: Mais um importante acordo é firmado com o objetivo de fortalecer a instituição como banco de desenvolvimento. O BRB assinou no dia 18 de setembro um protocolo de intenções com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BRC). Por meio da entidade, o BRB disponibilizará investimento em agronegócio e indústria nos seis estados, além do DF, que integram o BRC, sendo eles Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. A missão do BRC é promover o desenvolvimento regional sustentável e integrado dos entes consorciados, além de formular políticas públicas regionais e viabilizar projetos e parcerias com o objetivo de melhorar a competitividade da região.

Feira Legal: Os feirantes de Brasília contam, agora, com benefícios exclusivos por meio do projeto Feira Legal. O anúncio foi feito em uma cerimônia, no Palácio do Buriti, no dia 3 de setembro. O projeto visa promover melhorias no ambiente físico, contribuindo com a sustentabilidade financeira e com o fomento da atividade. O Feira Legal prevê um pacote de benefício a cada um dos feirantes, viabilizar negócios entre os feirantes e o BRB e promover o engajamento das associações na gestão e no dia a dia das feiras.

Programa de inovação/Biotic – Também em setembro, o BRB lançou seu Programa de Inovação, que terá como objetivo estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação na busca por novas tecnologias no DF. A expectativa é que o Banco invista cerca de R$ 15 milhões na primeira etapa do projeto. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Inovação BRB LAB, com sede no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).

BRBCard é eleita uma das melhores 50 empresas para trabalhar: Pela segunda vez, a BRBCard recebeu o prêmio GPTW (Grate Place To Work) e ficou entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste. Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito há tempos, tanto pela equipe de gestores, quanto pela equipe de colaboradores. Prêmios assim reforçam o esforço de Política de Gestão de Pessoas do Banco e fortalece o clima organizacional.

Agência digital: No dia primeiro de julho, o BRB lançou a sua primeira Agência Digital. Seu objetivo é melhorar a experiência do cliente com o Banco, agregar valor ao atendimento e, consequentemente, potencializar os resultados. O lançamento faz parte de uma série de iniciativas de inovação e transformação digital planejadas para o BRB. Hoje a agência já atende há mais de 3.600 clientes, em horário diferenciado, com total segurança no atendimento via chat, disponibilizado no BRB Mobile.

Programa de Consultoria Financeira: Lançado em março, o programa tem como objetivo ajudar a reestruturar a vida financeira dos clientes (pessoas físicas) com comprometimento de renda mensal, igual ou superior a 50%. O projeto já teve mais de 8.000 contratos efetivados e adesão superior a 65%.

Prêmio Efinance: A equipe de tecnologia (Ditec) do BRB ganhou seis cases de projetos na 19ª edição do Prêmio Efinance. A indicação a esses cases sinaliza a busca pela melhora das ações de tecnologia do Banco com projetos que possibilitam um aumento da disponibilidade das soluções, maior segurança dos serviços, além de preparar a arquitetura tecnológica para os processos de transformação digital.

Parceria com a Fecomércio: O BRB participou de reunião com representantes da Fecomércio-DF, na qual apresentou condições diferenciadas de crédito aos sindicatos e às empresas associadas. Além disso, no dia 31 de junho, inaugurou a sua 1ª Plataforma Empresarial de Atendimento, com horário de funcionamento das 9h às 17h, e equipe BRB à disposição para atendimento exclusivo aos representantes dos sindicatos e empresários. O objetivo é estar mais próximo do empresariado, oferecer uma consultoria financeira e auxiliar os executivos a estruturar melhor suas operações. A iniciativa é mais uma no rol de ações que buscam transformar o BRB em protagonista no desenvolvimento econômico do Distrito Federal.


O BRB alcançou resultados expressivos, como o mais recente lucro recorrente histórico de R$ 282,8 milhões, nos primeiros nove meses do ano.Paulo Henrique Costa, presidente do BRB

Concurso público: Depois de seis anos, o BRB realizou três concursos públicos para os cargos de escriturário, advogado, médico, engenheiro do trabalho e analista de TI. Ao todo, foram 92 mil inscritos. A previsão para 2020 é a convocação dos primeiros 100 aprovados.

Cartão Material Escolar: No dia 30 de abril, o BRB participou do lançamento do programa Cartão Material Escolar, no Centro de Ensino Fundamental 213, de Santa Maria. Suspenso há três anos, o programa visa a beneficiar cerca de 65 mil famílias, cadastradas no Bolsa Família e cujos filhos estejam matriculados no ensino médio ou fundamental. O projeto também movimenta a economia local. Ao BRB, além da emissão dos cartões, coube a disponibilização das maquinetas específicas às papelarias credenciadas ao programa.

Revitalização dos Cats: O BRB, juntamente com a Secretaria de Turismo do DF (Setur), assinou um convênio para a revitalização de três Centros de Atendimento ao Turista (CAT). O convênio prevê equipamentos para as unidades localizadas nos setores hoteleiros Sul e Norte e Praça dos Três Poderes. A parceria visa a aproximar o Banco das pessoas e melhorar a imagem da cidade.

Financiamento de lotes: Lançado em fevereiro, o atendimento da modalidade de financiamento de lotes urbanos é um produto destinado a quem pretende comprar ou regularizar o seu lote no DF e na Ride. Destaca-se pela disposição do Banco em contribuir com o desenvolvimento econômico da região e por entender a necessidade local da região.
Palavra do presidente

“O ano de 2019 representa o nascimento de um novo BRB. Mais forte, ágil, moderno, competitivo e protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do Distrito Federal. Além de resultados expressivos, como o mais recente lucro recorrente histórico de R$ 282,8 milhões nos primeiros nove meses do ano (janeiro a setembro), o BRB fez entregas importantes. Para seus clientes, novos produtos, serviços e condições especiais. Para a população em geral, assumiu programas e projetos relevantes, como o Sistema de Bilhetagem Automática, o Cartão Material Escolar, a adoção da Torre de TV, um dos principais cartões-postais da cidade, entre outros”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.


Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

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