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Com boa parte dos funcionários trabalhando de casa, o empreendedor deve reforçar a comunicação e a tecnologia


Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o home office foi adotado por muitas empresas e profissionais. Líderes e gestores estão agora administrando uma equipe totalmente remota – e sem muito tempo para se preparar.

Comunicação, alinhamento e resultados são algumas das preocupações dos empreendedores. A Inc elencou sete dicas para ajudar nessa travessia. Confira.

1. Faça um check in diário

De preferência, por vídeo. Apesar de você ter à mão telefone, e-mail e Slack, seu time precisa vê-lo. Use serviços como Zoom e Google Hangouts. A princípio, faça isso todos os dias, para determinar a agenda, dar feedback e providenciar os recursos de que a equipe necessita.

2. Comunique muito

É claro que você deve se manter em comunicação constante com o time. Mas uma das coisa mais difíceis de trabalhar de casa, principalmente se você está acostumado com o ambiente do escritório, é o sentimento de solidão e de isolamento que pode se instalar. Isso faz a comunicação ser ainda mais necessária.

3. Use e abuse da tecnologia

Escolha as ferramentas que melhor atendam às suas demandas. O e-mail e as mensagens de WhatsApp são bons no curto prazo, mas o Slack e o Microsoft Teams são melhores para colaboração e comunicação.

4. Ajuste as expectativas

Ajude a equipe a organizar o que eles devem fazer e crie expectativas realistas para o trabalho deles. Isso também se aplica a você, gestor. Diga claramente quais são as tarefas e as motivações por trás delas, e ajude os funcionários a entender exatamente como o sucesso será medido. Defina escopo, entregas e datas para cada tarefa do projeto.

5. Concentre-se no resultado, e não na atividade

Você não conseguirá administrar todos os aspectos do trabalho feito por um time remoto. Bem, você não deveria fazer esse tipo de microgestão nunca. Em vez de se concentrar na atividade ou no número de horas trabalhadas, preste atenção nos resultados e meça o sucesso de acordo com isso.

6. Providencie recursos

Certifique-se de que o time tem toda a tecnologia necessária para fazer o trabalho. É muito provável que eles necessitem de computadores, software, dispositivos móveis ou até conexão de banda larga. Não é razoável presumir que todos tenham isso – a responsabilidade de fazer essa checagem é sua.

7. Seja flexível

Entenda que, especialmente nas condições atuais, qualquer pessoa está preocupada com muita coisa. Ainda que isso não seja uma desculpa para deixar de fazer o trabalho, é uma razão para olhar para a produtividade com mais cuidado. É bem provável que as horas trabalhadas não sejam as mesmas. Dê às pessoas a liberdade e a flexibilidade de fazer o trabalho em um esquema que as deixem confortáveis. Isso será melhor para todos com o tempo.

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Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)