13 alimentos para aumentar imunidade contra a gripe



A equipe de saúde preventiva do SESI de Mato Grosso do Sul elaborou uma série de dicas de alimentação saudável para o período de pandemia do novo coronavírus


Foto: Marcos Borges.

Em tempos de pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), como aumentar a resistência à doença é um assunto do interesse de todos e a alimentação correta é uma das principais formas de manter-se forte e saudável.

A equipe de saúde preventiva do Serviço Social da Indústria (SESI) de Mato Grosso do Sul elaborou uma série de dicas de alimentação saudável para o período de pandemia do novo coronavírus e elencou 13 alimentos que devem ser consumidos no dia a dia.

Uma alimentação adequada, contendo variedade de vitaminas e sais minerais, favorece a saúde e contribui para o bem-estar. Muitas situações do dia a dia podem debilitar o nosso sistema imunológico, especialmente neste período de incertezas e isolamento social.

Para evitar esta queda da imunidade, a recomendação é que os alimentos abaixo façam parte da rotina alimentar de todos, independentemente de estar no chamado grupo de risco ou não. Confira os alimentos que aumentam a imunidade contra a gripe:

1. Mamão

É fonte de vitamina C, nutriente que reforça a imunidade, além de ser rico em betacaroteno, poderoso antioxidante que combate infecções e estimula as células imunológicas.

2. Laranja

Assim como o mamão, as frutas cítricas, como a laranja, também são ricas em vitamina C. Estudos indicam que a vitamina C pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas.

3. Abacaxi

É outro alimento rico em vitamina C e também em bromelina, enzima que tem ação mucolítica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, facilitando a expulsão das secreções. 

4. Tomate

Também é um alimento rico em vitamina C e betacaronteno.

5. Goiaba vermelha

Pouca gente sabe, mas a goiaba vermelha é muito rica em vitamina C.

6. Melancia

A fruta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras e sais minerais como magnésio, cálcio, potássio e fósforo. Assim, reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade.

7. Brócolis

Rico em vitamina C e ácido fólico, nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

8. Couve-flor

Assim como brócolis, a couve também é rica em vitamina C e ácido fólico.

9. Repolho ou repolho roxo

Repolhos são ricos em vitamina C, A, E e K e as do complexo B, além de cálcio, magnésio, manganês, ferro e potássio e ainda ácido fólico, riboflavina e tiamina e alto teor de fibras.

10. Kiwi

Kiwi é um alimento bastante rico em vitamina C.

11. Berinjela

A casca da berinjela tem a coloração arroxeada devido aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de diversas doenças, inclusive infecções virais e, devido à ação antioxidante, protege o DNA das células e evita inflamações.

12. Cebola ou cebolinha

A ingestão regular de cebola favorece a multiplicação das boas bactérias no intestino, promovendo um efeito probiótico. Esse efeito favorece a melhora da imunidade, com a redução de infecções. Enquanto isso, a cebolinha é rica em vitamina A e C.

13. Alho

O alho é rico em vitaminas A e C.

Outras orientações nutricionais para o enfrentamento da covid-19

Uma alimentação rica e variada em nutrientes sempre será a melhor opção para a saúde.

Beber a quantidade adequada de água auxilia o metabolismo a reagir melhor em qualquer quadro viral. Deve-se ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.

Procure, quando for pensar no que comer durante o dia, escolher uma variedade de alimentos mais coloridas possível, assim, terá ampla variedade de nutrientes. Frutas e verduras amarelas e laranjas são fontes de vitamina A, os vegetais verdes-escuro são fontes de ferro e as carnes de qualquer cor são fontes de zinco.

Iogurtes e leites fermentados contém probióticos que melhoram o funcionamento do intestino. Fibras como aveia e cereais integrais, além das frutas, legumes e verduras também auxiliam em um bom funcionamento do intestino.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom