Liderança em tempos de crise

Um dos desafios dos profissionais que atuam no treinamento e desenvolvimento de funcionários é intensificar a capacidade analítica de perceber as diferenças entre os indivíduos e identificar perfis de liderança

Foto: Damião Viana
As constantes mudanças no mercado de trabalho requerem gestores que consigam promover uma integração entre diferentes saberes, a partir de uma perspectiva humanizada.

Nesse sentido, o público feminino vem se destacando na ocupação de cargos de liderança, conforme observado em levantamento global realizado pela consultoria Grant Thornton International*. O conteúdo, relativo ao período de 2019/2020, aponta que as mulheres representam 34% das contratações brasileiras, em termos de gestão de equipes.

Marina Pinho de Abreu, professora do Senac EAD, reforça que um dos fatores que colaboraram para o reconhecimento das mulheres nos cargos de gestão está diretamente ligado à sensibilidade das profissionais: “Um dos principais benefícios que a liderança feminina trouxe às empresas tem sido a humanização e a demonstração de que é possível obter excelentes resultados cuidando do clima organizacional, das pessoas e sendo acima de tudo confiável e transparente nas suas propostas, decisões e ações”.

Liderança em tempos de pandemia
A especialista destaca ainda o papel dos líderes, no atual contexto de pandemia global, por se tratar de uma das maiores crises vivenciadas pela humanidade. “O líder é o principal formador de opinião nas equipes e personifica a empresa perante seu time. A empresa é percebida pelo colaborador por meio das atitudes da liderança e há o papel claro de, em paralelo com a comunicação interna, disseminar a estratégia do negócio ao seu grupo”, reforça Marina.

Os profissionais interessados em aperfeiçoarem conhecimentos no setor contam com mais de 30 opções de qualificação, no portfólio de cursos livres do Senac EAD. Entre as opções oferecidas estão os cursos Técnicas de Liderança e Treinamento e Desenvolvimento, ambos com inscrições abertas.

As capacitações atendem à demanda das empresas que procuram investir esforços e conhecimento no capital humano, enquanto para os profissionais que buscam qualificação, favorece o aperfeiçoamento de gestão das equipes.

A professora do Senac EAD elenca as principais características do profissional que atua em cargos de liderança ou gestão de pessoas:

- Boa capacidade de comunicação,

- Conhecer as principais características comportamentais de um líder,

- Saber delegar tarefas;

- Conduzir reuniões;

- Gerir continuamente os talentos e desempenho;

- Desenvolver o autoconhecimento e a autoavaliação.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom