SESI oferece atividades educativas de graça pela internet


Ao todo, 17 mil atividades de aprendizagem, como jogos, vídeos, desafios e animações, ficarão disponíveis para todos durante o período distanciamento social

Foto: Olivar de Matos.

Diante da interrupção de aulas presenciais por causa da pandemia de coronavírus, o Serviço Social da Indústria (SESI) está colocando na plataforma educativa on-line mais de 17 mil atividades digitais de aprendizagem para que estudantes, educadores, pais e a população em geral possam aproveitar o período de isolamento social para aprimorar os conhecimentos de forma divertida, com jogos, vídeos, infográficos e desafios. 

Os conteúdos são gratuitos e voltados a estudantes da Educação Básica, do infantil ao ensino médio, e envolvem áreas de aprendizado como matemática, ciências, geografia, português e história. “São atividades que prometem distração com aprendizado neste período de reclusão social”, explica o gerente-executivo de educação do SESI, Sérgio Gotti.


Jogos educativos digitais para aprender brincando durante o confinamento

Ele destaca que a novidade pode ajudar a complementar o processo de educação em casa, já que muitas escolas do Brasil estão aderindo a prática de atividades à distância. “São atividadess educacionais digitais que propiciam situações de aprendizagem mais interativas e lúdicas para serem realizadas em casa, no computador ou smartphone”, explica Gotti. 

Além disso, o site conta com atividades educacionais que podem auxiliar os professores na busca de atividades que os alunos possam fazer de casa, como forma de complementar o conteúdo trabalhado remotamente.

“Queremos ajudar educadores e estudantes neste momento tão complicado. Acreditamos que a educação é a saída que vai ajudar nosso país a retomar o crescimento após essa crise”, destaca Gotti. 

Dentre os objetos de aprendizagens digitais disponibilizados, há conteúdos adaptados para atender estudantes com necessidades especiais de visão e de audição.
Jogos para aprender brincando durante o período de quarentena 

Entre os milhares de recursos educacionais disponíveis, a aba de jogos reúne mais de cem opções de todas as áreas de conhecimento e para estudantes de todas as idades.

Para os anos iniciais, são vários opções no formato “ligue os pontos”, brincadeiras de colorir, jogos on-line para aprender ordens de grandeza (crescente e decrescente), regiões do Brasil e pontos cardeais. 

Na parte de matemática, o destaque são os joguinhos de raciocínio lógico com dados, nos quais, ao observar o desenho de um dado aberto, o estudante precisa acertar como ele ficaria montado em cubo. Parece ser fácil, mas tem muito adulto que não consegue acertar. Veja!


As atividades disponíveis passam por todas as áreas educativas, inclusive, a Matemática

Na área de Ciências, os estudantes precisam arrastar com o mouse a resposta correta sobre as mudanças no estado físico da água, como forma de aprender sobre o ciclo hidrológico, analisando as implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais ou locais.

Há ainda o jogo do Esqueleto Humano, no qual os pequenos precisam mostrar no desenho onde ficam as partes que formam o nosso corpo, como coluna vertebral, crânio etc. 
Atividades para estudantes do ensino médio

Para os estudantes do ensino médio também são muitas opções em todas áreas, com conteúdo também relacionado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Jogos que estimulam o raciocínio lógico e o empreendedorismo são alguns dos desafios que os visitantes vão encontrar. Neste aqui, por exemplo, o participante precisa coletar moedas e fazer escolhas corretas para seu empreendimento crescer. 

Além dos jogos, a plataforma conta com infográficos, marcos geográficos e até com um planetário virtual, no qual o estudante pode navegar, ver fotos e obter mais informações sobre cada planeta. 

Na aba Objetos de aprendizagem, estudantes e professores têm acesso a testes e simuladores para checar conhecimentos. Um deles explica de forma lúdica a diferença entre ‘mas e mais’ 

Também na aba de simuladores é possível montar um átomo, por meio do software monte seu átomo, para o usuário aprender mais sobre a teoria atômica.
Atividades maker – colocando a mão na massa 

Nesta mesma plataforma haverá ainda uma área totalmente voltada ao aprendizado mão na massa, também conhecido como cultura maker, com atividades que estão inseridas no programa ACESSE - Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI.

No espaço virtual, pais e jovens podem acessar tutoriais que ensinam a montar objetos com materiais fáceis de encontrar. “Estamos disponibilizando esses tutoriais para construção de protótipos para fazer em casa com materiais baratos, recicláveis e de fácil acesso. A ideia é incentivar o pensamento maker, design thinking e movimento STEAM (Ciências, tecnologia, engenharia, arte design e matemática)”, explica o gerente-executivo de educação do SESI, Sérgio Gotti.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom