-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início

Proposta do deputado José Gomes veda comercialização do bórax para menores de idade em todo o DF

Foto: Renan Souza.

Para preservar a saúde de crianças e adolescentes, tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei 1253/2020, de autoria do deputado José Gomes (PSB), que proíbe a venda, para menores de idade, do bórax, também conhecido como Borato de Sódio, ou de produtos que possuem em sua composição o ácido bórico, como por exemplo, a água boricada. Esses produtos são usados como ativadores para fazer o slime caseiro.

O slime, uma espécie de massinha em textura de “geleca”, é febre entre crianças e adolescentes e muitos fazem a própria fórmula em casa. Apesar do produto ser vendido de forma industrializada, tutoriais na internet ensinam a fazer o brinquedo e muitas receitas usam o bórax, produto altamente tóxico, como uma das bases para a confecção da versão caseira do slime, o que já causou uma série de infecções nos pequenos.

“O bórax é matéria-prima de alguns produtos de limpeza, inseticidas, fertilizantes e medicamentos, por exemplo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o avalia como o classe toxicológica II. Não podemos permitir que crianças e adolescentes comprem esse tipo de produto. Isso não é brinquedo”, destacou o deputado José Gomes. 

O parlamentar ainda relembrou casos de intoxicação de crianças e adolescentes pelo uso de produtos com bórax na confecção de slimes caseiros. “Há um ano, viralizou nas redes sociais o vídeo da mãe de uma menina de 12 anos que ficou internada durante duas semanas em um hospital de São Paulo, após brincar com um slime caseiro. Esse não foi o único caso que tomamos conhecimento pela imprensa e pela mídia. Precisamos evitar novas ocorrências”, enfatizou.

De acordo com a Anvisa, se inalado ou ingerido, o bórax pode causar intoxicação, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia com coloração azul/esverdeada, cianose (pele, unhas e lábios azulados ou acinzentados) e queda de pressão, perda da consciência e choque cardiovascular. O bórax também pode danificar a camada de gordura protetora da pele e provocar dermatite e lesões que parecem feridas vermelhas, que coçam e ardem.
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)