Via W3 Sul será mais uma opção de lazer aos domingos e feriados


Amanhã (11/06), feriado de Corpus Christi, começa a funcionar o projeto projeto W3 Sul do Lazer

Foto: Jorge Pires.

A partir desta quinta-feira, 11 de junho, a via W3 Sul será fechada para o trânsito de veículos aos domingos e feriados, sendo reservada para a livre circulação de pedestres, ciclistas e demais usuários de veículos não-motorizados. De acordo com o Decreto Nº 40.877, de 09 de Junho de 2020, a via será mais uma opção para que a população retome a prática de lazer e atividades físicas ao ar livre de forma segura, sem aglomeração.

o trânsito de veículos nas quadras 502 até 515, da W3 Sul, será fechado ao domingos e feriados. De acordo com decreto publicado, em edição extra, do Diário Oficial do Distrito federal (DODF), a via será exclusiva para caminhadas, corridas, bicicletas e veículos não motorizados das 6h às 17h. Nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, a W3 sul já estará fechada para carros.

Segundo o texto, será proibida atividades recreativas e esportivas que gerem aglomerações no local em função da pandemia do Covid-19. Também não será permitida a comercialização de produtos por vendedores ambulantes. A organização ficará a cargo do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Já ao DF Legal, a Polícia Militar caberá a parte de fiscalização do local.

Em outubro do ano passado, foi criado um grupo de trabalho para estudar a viabilidade técnica de implantação do projeto. Para tirar a proposta do papel, vários órgãos do governo local se envolveram na ação: secretarias de Governo, de Esporte e Lazer, de Transporte e Mobilidade, de Obras e Infraestrutura; de Segurança Pública; Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Detran-DF, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Administração Regional do Plano Piloto.

A medida também faz parte do cronograma da Secretaria de Esporte e Lazer para o retorno das atividades físicas na capital. A secretária responsável pela pasta Celina Leão, explica a necessidade da reabertura. “Não podemos aglomerar em lugares de atividades físicas que estão liberados, como os parques. Com mais essa opção de espaço para prática de esporte, as pessoas estarão mais seguras”, destaca.

Revitalização
A avenida comercial mais antiga de Brasília está sendo totalmente reformada. As obras começaram em 2019 e continuam este ano.

Foto: José Carlos.

O projeto de reparação remodela as vias e reorganiza os estacionamentos, tanto na W3 quanto na W2 Sul (em que o comércio é virado para as quadras residenciais), além de realizar arborização e paisagismo, revitalização de becos entre os blocos e recuperação e troca de piso das calçadas.

A iluminação da via W3 Sul e Norte foi totalmente revitalizada. Foram realizados serviços de instalação e substituição de luminárias de LED e postes de luz, além da instalação de disjuntores, pintura de postes e construção de redes de duto.

O trabalho foi realizado em duas etapas. Os serviços autorizados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e executados pela Companhia Energética de Brasília (CEB) têm o objetivo de dar mais segurança para a população.

O Decreto Nº 40.877 define a interdição da quadra 702 a 716 sul, mas os lotes lindeiros as quadras 703 a 707 Sul, Santuário Dom Bosco e Setor Hospitalar Sul terão acesso livre

A partir desta quinta-feira, 11 de junho, a via W3 Sul será fechada para o trânsito de veículos aos domingos e feriados, sendo reservada para a livre circulação de pedestres, ciclistas e demais usuários de veículos não-motorizados. De acordo com o Decreto Nº 40.877, de 09 de Junho de 2020, a via será mais uma opção para que a população retome a prática de lazer e atividades físicas ao ar livre de forma segura, sem aglomeração.

A interdição se dará entre as quadras 503/703 Sul até a 515/715 Sul, nas três faixas, nos dois sentidos, no horário de 6h às 17h.

Os cruzamentos da 702/703 Sul e da 714/715 Sul ficarão abertos, dessa forma, o acesso ao Santuário Dom Bosco para as festividades de Corpus Christi estará liberado, assim como o acesso ao Setor Hospitalar Sul.

Lotes lindeiros
Haverá uma faixa de circulação exclusiva para que os moradores das quadras 703 a 707 Sul tenham acesso às residências por meio de identificação própria distribuída pelo Departamento de Trânsito do DF. Neste caso, as entradas serão nas quadras 703, 705 e 707 Sul.

Em razão do bloqueio, o Detran-DF solicita que a população evite deixar os veículos nos estacionamentos do canteiro central.

O Departamento sugere como rota alternativa a via W5 Sul para quem pretende trafegar no sentido Norte/Sul, em direção ao Setor Policial Sul, por exemplo. Já os condutores que precisarem se deslocar no sentido Sul/Norte, terão como opções as vias W2 e W4 Sul. No entanto, os ônibus circularão apenas pelas vias W4 e W5 Sul.

Haverá equipes de fiscalização de trânsito ao longo da via, em pontos fixos e em patrulhamento para controle do trânsito, bem como para permitir o acesso dos moradores e proporcionar a fluidez, garantindo a segurança viária.




Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

  1. Já há bastante lugares para lazer em Brasília. Desnecessário!!! Onde as pessoas que se locomovem de ônibus vão pegar condução? Além disso, vários acabar com a frequência do Pátio Brasil, e prejudicar quem trabalha ali.

    ResponderExcluir
  2. Foi a pior ideia que já vi!!! Péssimo!!! Atrapalha demais a vida dos moradores e pessoas que precisam atravessar a w3 de carro. Quase ninguém utiliza para lazer. Já existe o parque da cidade de um lado e o eixão do outro. Espero que voltem atrás dessa péssima ideia.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom