Conheça 5 fatores de sucesso na carreira de marketing


O Guia de Aceleração de Carreiras foi desenvolvido para ajudar profissionais da área a brilhar em 2020


A realização na carreira é uma agulha no palheiro na nova era. No universo da publicidade e do marketing não é diferente. Ainda existe um abismo entre as propostas de educação nesses setores e as práticas do mercado, o que dificulta o ingresso de profissionais recém-formados no mercado de trabalho.   

A pedido da EXAME Academy, a Cria School elencou os cinco pilares que compõem uma carreira de sucesso no universo do marketing e da publicidade e compilou o material no Guia de Aceleração de Carreiras, que pode ser acessado aqui. Confira abaixo um resumo dos cinco pilares.

1 – Perfil T Shaped
O Perfil T Shaped, ou seja, em forma de T, refere-se ao profissional que reúne alto conhecimento técnico (traço vertical do T) e vasto repertório de habilidades e conhecimentos em outras áreas que contribuem para sua especialidade (traço horizontal do T). Segundo André Felippa, ex-presidente da Mondeléz e professor da Cria School, o profissional com Perfil T é o mais valioso para o mercado atualmente. “O profissional de marketing mais desejado hoje é o que reúne conhecimentos de diferentes áreas e é adepto do lifelong learning, ou seja, que está em processo de aprendizagem contínua”, diz. 

2 – Comunicação de Alto Nível
Ser um profissional fora da curva exige habilidades altamente relacionadas à comunicação, como oratória, escuta ativa e empatia. A objetividade também faz toda a diferença em processos de seleção e na comunicação entre os diferentes times de uma empresa. Uma das dicas do guia é saber dizer claramente qual é seu objetivo de carreira e de que modo isso pode contribuir para a organização. 

Outros assuntos abordados no guia são storytelling, gatilhos mentais e mindmap de apresentação.   

3 – Mindset Ágil
Os profissionais de marketing e publicidade que apresentam mindset ágil são os que estão dispostos a abrir mão de suas certezas para testar novos conceitos e aprender com o mercado. Agilidade é, acima de tudo, ser adaptável, ainda que não necessariamente veloz, apesar da nomenclatura. Projetos feitos por sprints, por exemplo, evitam desperdício de tempo e de dinheiro nas organizações e possibilitam alterações mais rápidas do produto final. Desenvolver um mindset ágil, portanto, implica falhar menos, ter entregas mensuráveis e aprender continuamente. 

4 – Soft Skills
As soft skills são cada vez mais desejadas por recrutadores e gestores de organizações. Habilidades como inteligência emocional, gestão de pessoas, liderança, resolução de problemas e capacidade de negociação nunca estiveram tanto em evidência como agora.   

5- Hard Skills
Mesmo não sendo suficientes para manter uma carreira hoje, as habilidades técnicas, ou hard skills, sempre serão indispensáveis a qualquer profissional. Além do conhecimento específico em sua área de atuação, assuntos como gerenciamento de projetos e suas ferramentas, conhecimento sobre modelos de negócios e de remuneração também compõem esse pilar e são consideradoss um diferencial. 

O guia ainda traz dicas de leitura sobre criatividade, inovação e exemplifica com cases do mercado, como o livro O Brio e as Forqueaduras Capitais, de Cassio Engel, que conta a trajetória do Medgrupo, a maior escola de ensino médico ocidental. 

No dia 10 de agosto, a Cria School abrirá 200 novas vagas para o curso Formação em Estratégia Digital. Será a quarta turma da plataforma de educação e a primeira em parceria com a EXAME Academy. 

Exame Academy & Cria School/Exame

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom