Estudantes da rede municipal de ensino recebem kits de alimentos em Valparaíso de Goiás


Cada kit é balanceado com os valores nutricionais exigidos para reforçar a alimentação dos estudantes valparaisenses 







Fotos: Renato Araújo.

No mês de abril de 2020, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Valparaíso de Goiás promoveu a entrega de kits com alimentos da merenda escolar que ficaram armazenados em seus depósitos. A ação foi necessária após a paralisação das aulas nas escolas públicas municipais, devido à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). 

Respeitando a Lei 13.987/20 sancionada pelo Governo Federal, os produtos alimentícios foram distribuídos às famílias mais vulneráveis cadastradas no programa Bolsa Família. A iniciativa da SME buscou assegurar a alimentação adequada aos 24 mil alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino. 

Entendo também o momento complicado vivido pelo município e seguindo recomendações do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o órgão que administra a educação valparaisense decidiu não realizar mais compras de alimentos para evitar um possível desperdício dos mesmos nas prateleiras. 

Outro problema atravessado foi à diminuição de repasses nos últimos meses. A verba enviada ao município pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é de apenas R$ 7,20 por mês para cada estudante da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 

Dando continuidade a este trabalho, no começo desta semana, a Secretaria de Educação iniciou a entrega de um novo kit equivalente a três meses de repasses dos recursos. Cada um deles custou o valor de R$ 23,00. Dessa vez, todas as crianças com frequência em dia nas unidades escolares receberão os alimentos. 

Os kits são balanceados, com legumes, verduras, macarrão, extrato de tomate, biscoitos de sal e doce, canjica e flocão, seguindo os valores nutricionais exigidos.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom