Outubro Rosa: Especialistas alertam para a realização de exames de rotina


Em um ano atípico, marcado pela pandemia do novo coronavírus, profissionais de saúde estão preocupados com o número de pessoas que deixaram de realizar sua rotina de avaliação médica . Os especialistas alertam que  este ano, Outubro Rosa deve ser marcado não apenas para reforçar a  prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, mas também para lembrar a importância dos exames de rotina e da persistência no tratamento. 

 

“Estamos orientando para que o isolamento social, causado pela covid-19 e ainda respeitado por muitos, não seja um dificultador para que mulheres realizem seus exames de rotina. Os laboratórios e clínicas estão cada vez mais preparados para receber essas pacientes. A mamografia é indispensável prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, alerta o radiologista e gerente médico de diagnóstico por imagem do Sabin, Marcelo Canuto. 

 

Mamografia 

 

A mamografia  é conhecida com o raio-X das mamas. Com ela, é possível detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado (palpado), principalmente em mulheres com tecido mais gorduroso nas mamas ou que estão na fase da pós-menopausa. A mamografia deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos de idade, ou antes, com recomendação médica. 

 

“No Sabin, nosso serviço de imagem conta com aparelho digital de última geração, que reduz o tempo de realização de exames, dispõe de tomossíntese mamária, com menor taxa de repetições e dose reduzida de radiação”,conta Marcelo Canuto.

 

Segurança redobrada 

 

Os serviços de saúde têm se preparado para manter fluxos separados e seguros para atender à população nos cuidados com a saúde, além de muitos médicos disponibilizarem o atendimento por telemedicina, permitindo que o paciente não tenha interrupção do seu tratamento e reduza seus riscos de contágio. Para dar segurança aos pacientes e colaboradores, o Grupo Sabin de Medicina Diagnóstica adotou várias medidas para manter o ambiente livre de coronavírus. 


“Com a pandemia o cuidado foi redobrado. Além de todos os protocolos de higienização, as estruturas das unidades foram adaptadas com novos processos e equipamentos para garantir maior segurança, eficiência e agilidade no atendimento. Implantamos várias medidas preventivas para proteger e conscientizar nossos colaboradores, que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.  Além disso, disponibilizamos álcool em gel para a higienização das mãos e o uso de máscaras é obrigatório”, explica o médico e gestor Marcelo Canuto.



 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom