Hospital de Base cria serviço para reabilitar pacientes pós-Covid


Projeto de recuperação é implantado com 15 leitos e uma completa equipe de profissionais de saúde


Foto: Davidyson Damasceno.

Pacientes graves que ficaram com sequelas da covid-19 podem contar com um serviço inovador para reabilitação no Hospital de Base (HB), onde 15 leitos de enfermaria exclusivos para ofertar o tratamento foram abertos no sétimo andar. A iniciativa faz parte do Projeto de Reabilitação Pós-Covid-19, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde em cinco hospitais selecionados no Brasil, incluindo o HB, que é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF)

O serviço conta com equipe completa composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

“Estamos oferecendo um serviço completo para reduzir o tempo de permanência no hospital dos pacientes críticos crônicos na fase pós-covid-19. Além disso, queremos ajudá-los na retomada das suas atividades rotineiras”, explicou o superintendente do Hospital de Base, Lucas Seixas. “Para isso, estamos capacitando as equipes a partir de um Plano de Alta Segura, utilizando metodologias específicas para esse tratamento”, completou.

Como funciona?
Os pacientes ficam internados recebendo orientações e auxilio dos profissionais para a retomada do condicionamento respiratório, fortalecimento muscular, entre outras terapias de acordo com a avaliação individual do paciente.

“A equipe multidisciplinar o acompanha em uma rotina semanal, com discussões diárias e estabelecimento de metas para cada paciente. Caso seja necessário, após a alta, o acompanhamento continua ambulatoriamente com a fisioterapia, geriatria e demais especialidades”, explicou a gerente de Enfermagem do Hospital de Base, Thaís Ribeiro dos Santos Dias.

Quem pode ter acesso?
O serviço é voltado para os pacientes que ficaram internados no HBDF para tratamento da covid-19 e para aqueles que forem encaminhados pelo Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF. É necessária indicação pelo médico da continuidade de assistência para a reabilitação momento da alta da UTI.

Iniciativa complementar
O HB já oferece serviço de reabilitação ambulatorial, que vai continuar funcionando de forma complementar ao novo projeto. Assim, além de manter o atendimento aos pacientes já beneficiados, também passará a receber aqueles que oriundos do projeto de reabilitação pós-Covid-19, quando necessário. No ambulatório, os pacientes são atendidos por fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistentes sociais e outros profissionais.

O projeto Reab pós Covid-19
O Reab pós-Covid-19 faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proad-SUS), do Ministério da Saúde. Participam do projeto apenas cinco unidades hospitalares em todo o país: o Hospital de Base, o Hospital Geral de Fortaleza, o Hospital Geral de Palmas, o Hospital de Contagem e o Hospital do Trabalho de Curitiba.

Além 15 leitos de internação clínica de cuidados pós intensivos no 7º andar, o HB possui 26 leitos de UTI para pacientes com covid-19 no pronto-socorro. O HB é referência para tratamento de pacientes com covid-19 graves que já possuem outras patologias como câncer.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom