-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início

Na hora da excitação várias alterações no corpo podem ser notadas. Confira!

Foto: Paulo Antunes.

Por Marlon Mattedi (CRP12/03841)*

Durante o sexo todo o corpo se altera, se transforma: é um dos fenômenos mais interessantes de se observar! Não somente durante o ato sexual, mas mesmo antes de iniciá-lo, ainda na fase do desejo, o corpo da mulher se modifica e algumas dessas mudanças são muito perceptíveis (outras nem tanto). Mas todo o corpo se prepara e se adequa durante o sexo. Confira 10 mudanças que podem ocorrer:

1. Batimentos cardíacos aumentam
Essa é a mais notável, é a mais fácil percepção de mudança. Se você já teve relações sexuais, deve ter percebido pelo menos alguma vez na vida que durante o sexo o coração fica alterado. Para dar conta do sexo, as células precisam estar oxigenadas e abastecidas. Para isso, o corpo da mulher aumenta os batimentos cardíacos - com frequência chega a dobrar o número de batimentos.

2. Dilatação dos vasos sanguíneos
Não pense que é somente nos genitais que as mudanças ocorrem durante o sexo. Todos os vasos, do corpo inteiro, tendem a aumentar a dilação. Ponta do pé, ponta dos dedos das mãos e até os vasos dos órgãos internos se dilatam. Você já deve ter percebido que em uma relação sexual seu corpo fica mais quente, não?

3. Dilatação da pupila dos olhos
Essa é mais difícil de perceber, até porque muitas relações sexuais são em ambientes mais escuros, com baixa iluminação ou até porque algumas posições não permitem olhar frente à frente. É uma mudança que a mulher não controla no corpo, mas que ocorre quando ela está excitada. Se durante uma transa você olhar nos olhos de uma mulher e ela estiver excitada você muito provavelmente conseguirá notar isso.

4. Lábios da boca e lábios vaginais mudam de tamanho e cor
O corpo da mulher prepara também os genitais justamente porque espera a cópula, a penetração, e com isso se prepara para receber o pênis. Essa mudança é percebida nos lábios da boca, mas também nos lábios vaginais como consequência da quantidade de sangue e da dilatação, deixando os lábios maiores e com alteração nítida de cor, tendendo a ficar mais vermelhos.

5. Clitóris aumenta de tamanho
O clitóris como o ponto de maior sensibilidade no corpo da mulher também fica mais aparente: ele aumenta de tamanho. Se você olhar a junção dos grandes lábios na parte de cima da vulva, ali nessa junção fica o clitóris, e quando a mulher está excitada, também durante o sexo, ele fica mais exposto.

Lembrando que nem todas mulheres têm clitóris iguais, então, para algumas, ele aparecerá muito mais e para outras menos. Mesmo assim, na hora do sexo, ele muda e muito o seu tamanho.

6. Canal da vagina se altera
O canal da vagina se expande, aumenta de tamanho e aumenta também o diâmetro. Em uma relação com penetração, a vagina vai se adaptar a qualquer grossura de pênis - e essa é mais uma alteração do corpo da mulher durante o sexo.

7. Suor interno na vagina
Você consegue imaginar a vagina suando? É mais ou menos isso que ocorre. Durante o sexo, o corpo da mulher aumenta sua temperatura, envia mais sangue para a área da vulva, da vagina, e isso aumenta também a temperatura interna do canal vaginal. Como consequência, há produção como se fosse de suor nas paredes do canal vaginal, o que ajuda na lubrificação.

8. Percepção do tempo fica alterada
Tanto se a relação sexual estiver boa quanto se estiver ruim, nossa percepção do tempo fica alterada. Se o sexo for bom, perdemos a noção do tempo. O cérebro se altera e a mulher, assim como o homem, não conseguem seguir o tempo do relógio. Se a relação for ruim também, parecerá um tempo muito maior do que realmente foi em minutos...

9. Aumenta a salivação na boca
Isso é totalmente perceptível! Tanto é que em um sexo oral, quando a mulher estiver fazendo, se ela estiver com muita excitação tende a salivar mais. Isto tornará o sexo oral ainda mais prazeroso.

10. Cheiro do corpo se altera
O cheiro de todo o corpo da mulher muda bastante. Tanto o cheiro da pele, quando as secreções, o cheiro liberado pela vagina, somam-se para dar o aroma conhecido como o "cheiro do sexo".

* Marlon Mattedi é psicólogo, terapeuta sexual e cofundador da Plataforma Sexo sem Dúvida. Pós-graduado em Terapia Sexual pelo Instituto Brasileiro de Sexologia e Medicina Psicossomática de São Paulo (ISEXP/SP) e pela Faculdade de Medicina do ABC (São Paulo/SP). Especialista em Sexualidade pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH). Especialista em Orientação, Terapia Sexual e de Casal pela Fundação SEXPOL de Madrid-Espanha - Instituto vinculado a Sociedade Européia (FES) e a Associação Mundial para a Saúde Sexual (WAS). Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) na Gestão 2016-2017. Respeitado profissional da sexologia Latinoamericana, mencionado no Livro ?Historias de las Sexologias Latinoamericanas - Volumen III? do Organizador Oswaldo M. Rodrigues Jr.
Leave A Reply

Blog do Paulo Roberto Melo

[name=Blog do Paulo Melo] [img=https://2.bp.blogspot.com/-SMQa2r91n1w/WxcuM5dFiAI/AAAAAAAAHbE/-xMkvHecaMMxZr2u27V4lWwHMKY6IgyqgCK4BGAYYCw/s0/BLOG-DO-PAULO-MELO-ELEI%25C3%2587OES-2018.png] [description=Sou formado em Gestão Pública pela UCDB e Gestão Empresarial na UNIPLAN, já cursei Ciência Política na UDF, trancando no 3° período. Também cursei Ciências Contábeis na UPIS.Tenho pos graduação em Gerenciamento de Projetos pela Uniandrade e MBA em Marketing pela FGV..] (facebook=Facebook.com) (twitter=Twitter.com) (instagram=Instagram.com) (bloglovin=Blogvin.com) (pinterest=Pinterest.com) (tumblr=Tumblr.com)