Começou o outono: aproveite as frutas da estação que melhoram a imunidade e a digestão

Período de transição entre o verão e o inverno, o outono começou oficialmente no Brasil no dia 20 de março, mudando, além do clima, os hábitos alimentares. A estação conhecida pelas temperaturas amenas e pela queda das folhas de algumas árvores, também oferece um vasto cardápio de frutas, legumes e verduras típicos da época.


Cheios de nutrientes, vitaminas e sais minerais, os alimentos da estação outono são perfeitos para manter a saúde em dia e ajudar no bom funcionamento do nosso sistema imunológico, além de serem vantajosos para o bolso do consumidor, com preços menores. Conforme a nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira, as frutas da época são ricas em vitaminas A, C e do complexo B, fundamentais para a saúde dos olhos, ossos e da pele, auxiliam na imunidade e promovem a produção de serotonina e melatonina, além de melhorar a digestão.



Abacate, banana, caqui, coco, goiaba, maracujá, fruta do conde, tangerina, laranja, limão, melão, uva, kiwi, maçã, pera, figo e melancia, entre outras frutas, são encontradas com mais facilidade nos atacarejos durante a estação. “As frutas são fonte de vitaminas essenciais para o organismo e a recomendação é de ingestão de três a cinco porções por dia para um adulto, sem problemas de saúde. Elas também fornecem fibras, importantes para regular o intestino", recomenda a nutricionista.



Segundo Rafaela, aliar o consumo de frutas a uma dieta balanceada, com a inclusão de legumes, verduras, grãos e proteínas, contribui para o equilíbrio nutricional.

“É muito importante manter o equilíbrio nas refeições, preparar pratos coloridos, evitar alimentos gordurosos, açucarados e lembrar-se da hidratação, seja com água, sucos naturais ou chás”, reitera.

 

A nutricionista do Fort listou algumas frutas típicas do outono, relacionando seus principais nutrientes e benefícios para a saúde. Confira:

 

Caqui: fonte de licopeno, que auxilia na prevenção do câncer de próstata, o caqui é também rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2, possui cálcio, ferro e é considerada um antioxidante por combater os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce.

 

Abacate: contém vitaminas A e E, além de ser rico em gordura boa (que aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a combater o ruim). Por ser gordurosa, é recomendado consumir apenas uma porção diária.

 

Fruta do conde: é fonte de energia saudável, porque possui alta quantidade de carboidratos. A fruta (também conhecida como atemoia) possui vitaminas A e C.

 

Maracujá: calmante natural suave, o maracujá é fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. As vitaminas do complexo B têm como função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso e a vitamina C evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. A fruta também apresenta grande quantidade de fibras em sua casca, que pode ser usada como farinha nas refeições.

 

Limão: rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, o limão tem importante função antioxidante, além de ser termogênico e ajudar na quebra do acúmulo de gordura. A fruta tem alto teor de sais minerais, fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água.

 

Melancia: com alto teor de água, a fruta ajuda na hidratação, apresenta vitaminas do complexo B e também ferro, fósforo e cálcio. Tem propriedades diuréticas.

 

Dicas de consumo

– Consuma três porções de frutas ao dia;

– Adicione uma fruta rica em vitamina C à refeição, para aumentar a absorção do ferro. Ou aposte em sucos como o de couve com limão;

– Beba líquidos, para melhorar o funcionamento intestinal e evitar a desidratação.

 

Onde encontrar


No Fort Atacadista, as frutas da estação e outras variedades de alimentos são encontradas com preços mais competitivos e com facilidade no pagamento. A rede cumpre em suas unidades todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus. Em Brasília, as lojas ficam nos seguintes locais:

 

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Ceilândia| DF | CNN 1 S/N | Centro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom