Professora Raquel Teixeira é a nova Secretária Estadual da Educação do Rio Grande do Sul


A professora Raquel Teixeira, natural de Goiânia (GO), assume oficialmente como a nova secretária de Educação do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (29/3). Antes de aceitar o convite, Raquel atuava como Coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de São Paulo, do governo paulista

Raquel Teixeira foi secretária da Educação em Goiás - Foto: Divulgação / Seduc-GO / Arquivo

“Sabemos da grande capacidade dos professores e estudantes da rede pública do Rio Grande do Sul. Aceitamos este desafio com entusiasmo para que possamos contribuir na retomada do protagonismo da educação gaúcha nacionalmente”, afirma.

Com uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação, tem doutorado em Linguística pela University of California, em Berkeley, graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Também tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

Para a nova secretária, a preparação que envolve o retorno seguro às aulas presenciais, quando autorizado pelas autoridades da Saúde, é um tema prioritário. A aplicação dos protocolos sanitários, disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) nas instituições de ensino e acolhimento socioemocional estão entre as principais ações a serem executadas.

“Sabemos que as aulas presenciais retornarão apenas com a devida autorização por parte das autoridades sanitárias. Por isso, devemos executar a preparação adequada dentro de todas as normas estabelecidas para a segurança de professores, estudantes e servidores”, afirma.

Também serão reforçados mecanismos de busca ativa de estudantes que perderam vínculos com a escola, de modo a restabelecer o contato pedagógico com as instituições de ensino. Uma avaliação diagnóstica para analisar o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos, realizada ao lado de coordenadores regionais de educação e equipes diretivas das instituições de ensino, permitirá discutir as melhores iniciativas para mitigar os efeitos negativos de um longo período sem as aulas presenciais.

“Sabemos que, por maior que seja o empenho governo do Estado na oferta de tecnologia, e por maior que seja o compromisso e capacidade de superação dos professores, as aulas remotas ou híbridas não apresentam os mesmos resultados das aulas presenciais, tanto sob o aspecto cognitivo como emocional e social”, explica.

Outro desafio destacado será organizar o ciclo de aprendizagem de dois anos em um, resgatando as habilidades essenciais que deveriam ter sido aprendidas em 2020 e que serão trabalhadas junto com as de 2021.

Trajetória
Raquel Teixeira é membro fundadora e integrante do Comitê Técnico do Todos pela Educação, além de integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás.

Nos últimos 20 anos, foi secretária da Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi também conselheira do Conselho Nacional de Educação e deputada federal por oito anos.

Em 2017, durante a gestão como secretária da Educação, Goiás foi o único Estado a bater todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom