Projeto apoia migrantes e refugiados venezuelanos para entrada no mercado de trabalho

Expectativa é que, a partir do projeto, mais pessoas façam parte do quadro de colaboradores do Instituto
Créditos: divulgação

Ven, Tú Puedes incentiva empregabilidade e empreendedorismo e conta com empresas parceiras nas contratações

Com a crise humanitária da Venezuela, cresceu o fluxo de cidadãos venezuelanos para o Brasil. De 2018 até abril deste ano, mais de 50 mil refugiados e migrantes daquele país foram atendidos por um programa do governo federal de interiorização dessas pessoas em 675 municípios brasileiros. São crianças, jovens e adultos que deixaram para trás uma história de vida e vieram em busca de novas oportunidades. São Paulo e Paraná são dois dos estados brasileiros que mais receberam imigrantes.

Para apoiar essa população, a organização não-governamental Visão Mundial criou o Ven, Tú Puedes, projeto de empregabilidade e empreendedorismo que busca capacitar migrantes e refugiados venezuelanos para o mercado de trabalho brasileiro. Uma das empresas parceiras da iniciativa é o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que a partir do projeto contratou dois venezuelanos para compor seu quadro de colaboradores, em Curitiba (PR). 

Histórias de recomeços

Swamy Willians está há quase seis anos no Brasil e conta que conheceu o ICI por meio de um amigo. Ela participou do processo seletivo para a vaga de assistente administrativo e começou a trabalhar há três meses. “Sou imensamente grata e espero contribuir da melhor forma possível com tudo que estiver ao meu alcance. Desejo aproveitar cada momento e aprender muito”, comenta Swamy.

Mikel Jose Cedeno Pino entrou no ICI em junho deste ano. Natural de Ciudad Bolívar, na Venezuela, participou da seleção para a vaga de teleatendente da Central 156. “Já conhecia um pouco da responsabilidade e importância que tinha o operador de teleatendimento. Passei pelo processo seletivo, que foi um grande desafio por eu ser estrangeiro”, relata Mikel. Ele conta que, antes de vir para Curitiba, morou em Manaus (AM). 

Noeliza Maciel, que atua na área de Ação e Responsabilidade Social do ICI, explica que o processo seletivo para estrangeiros é similar ao convencional. “O cadastro de vaga e os testes são personalizados para língua portuguesa e espanhola, o que permite que o candidato sinta-se incluído desde o início", explica.

A expectativa é que, a partir do projeto, mais pessoas façam parte do quadro de colaboradores do Instituto. “O benefício é mútuo: tanto para o novo colaborador, que contará com oportunidade de crescimento, grande aprendizado e agregará habilidades ao currículo, quanto para os gestores e colegas de trabalho que, com a convivência, poderão ter experiências diferentes, desenvolver uma nova língua e multiplicar o conhecimento”, diz o gestor de Ação e Responsabilidade Social do ICI, Ozires de Oliveira.

Segundo ele, apoiar o projeto Ven, Tú Puedes também é uma forma de fomentar a adaptação e a independência financeira dos refugiados, além de contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). "Entendemos que o Ven, Tú Puedes está relacionado com o Objetivo 8, que visa ao Trabalho Decente e o Crescimento Econômico, com o Objetivo 10, que busca a redução das desigualdades, e com o Objetivo 17, que trata de parcerias e meios de implementação", conclui.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom