Faixas de pedestres são pintadas para a volta às aulas

Neste mês, pelo menos 230 dessas passagens recebem manutenção; serviço de reforma das sinalizações é feito durante todo o ano pelo Detran

Foto: Renato Alves.

O Governo do Distrito Federal (GDF) promove, neste mês, a pintura de cerca de 230 faixas de pedestres em toda a cidade. Embora a reforma das faixas faça parte da rotina do Departamento de Trânsito (Detran), desta vez a pintura foi reforçada tendo como objetivo a volta das aulas totalmente presenciais.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, identificou a necessidade desse trabalho a fim de dar maior tranquilidade aos pais, alunos e demais pessoas que transitam nas proximidades das escolas. A iniciativa atende a uma solicitação da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, de que fosse feita uma vistoria em torno das escolas para a volta dos estudantes.

"As faixas são nítidas, os acidentes nelas são raros, não há muita desobediência por parte dos motoristas. Pintar as faixas é melhorar algo que já é muito bom"Gabriel Bezerra, estudante da UnB

"O trabalho de pronto foi assumido pelo diretor de Engenharia de Trânsito, Pedro Paulo Barbosa, que o está realizando. É preciso ressaltar a importância de recuperar as faixas que precisam de pintura. Estamos cuidando do retorno às aulas com muito carinho para que todos se sintam absolutamente seguros", explicou o secretário.

A lei que dá prioridade aos pedestres nas faixas foi criada no DF em 1997. Existem hoje, em toda a cidade, 4,2 mil delas. De acordo com estatísticas do Detran, em 2019 ocorreram dois atropelamentos fatais em faixas de pedestres não semafóricas. No mesmo período, foram 83 atropelamentos com morte fora das faixas.

O estudante de comunicação da Universidade de Brasília Gabriel Bezerra, 20 anos, usa as faixas desde criança, quando morava em Ceilândia. Hoje, vivendo em Planaltina, continua usuário do dispositivo e faz elogios. "As faixas são nítidas, os acidentes nelas são raros, não há muita desobediência por parte dos motoristas. Pintar as faixas é melhorar algo que já é muito bom", frisou.

Pedro Paulo Barbosa ressaltou que o trabalho está sendo realizado, apesar da chuva dos últimos dias. "As faixas são um patrimônio de Brasília. O serviço de manutenção é feito regularmente, mas no momento estamos pintando as que precisam em função da volta às aulas 100% presenciais", explicou.

Neste ano, o Detran fez a manutenção das faixas inclusive no período de seca, quando a poeira e a sujeira dos carros escondem a sinalização. De acordo com diretor de Engenharia de Trânsito do órgão, de julho a outubro, as faixas foram lavadas para se tornarem visíveis aos motoristas e pedestres.

A manutenção das faixas é feita de acordo com o material usado em sua confecção. Algumas levam tinta acrílica, cuja duração é de um ano, enquanto outras têm são pintadas com tinta quente, com durabilidade de dois anos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom