Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display





IESB

404

Página não encontrada

Início

A capital de todos os brasileiros totalmente iluminada para o Natal. Em um espetáculo de iluminação natalina que está aberto desde a quarta-feira (22) e pode ser conferido até o dia 20 de janeiro


Fotos: Joel Rodrigues.

O espetáculo das luzes de Natal foi aberto nesta quarta-feira (22), no Eixo Monumental, região central de Brasília. A decoração luminosa que ocupa 415.770 metros quadrados foi acesa em cerimônia ao lado do Palácio do Buriti. É o projeto Brasília Iluminada que, em sua segunda edição, pode ser conferido por moradores do Distrito Federal e turistas até o dia 20 de janeiro.

As luzes do Brasília Iluminada 2021 puderam ser vistas pela primeira vez, após contagem regressiva, em cerimônia ao lado do Palácio do Buriti | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A iluminação foi acesa pelo chefe da pasta da Economia, André Clemente, acompanhado de diversos secretários de estado. Após contagem regressiva, o botão foi acionado e a paisagem ganhou cor e alegria. Fogos de artifício também fizeram parte da festa.

"A população não precisa sair de Brasília para assistir a um evento bonito de Natal, pois temos aqui"André Clemente, secretário de Economia

No local, também foi estacionado o Trenó Luz – carreta com o Papai Noel, que percorrerá as 33 regiões administrativas. A programação incluirá ainda diversos shows, atrações musicais e ações sociais durante o próximo mês, realizados no espaço Céu de Brasília (confira aqui o roteiro do Trenó Luz e a programação cultural).

Segundo André Clemente, foi dada a largada para uma das festas mais bonitas do DF. "A população não precisa sair de Brasília para assistir a um evento bonito de Natal, pois temos aqui", ressaltou. "As luzes começam lá na Catedral Rainha da Paz e se encerram próximo ao Congresso Nacional. É uma área muito extensa e iluminada, que deve ser apreciada por cerca de 3 milhões de pessoas", acrescentou.

Árvores que brilham e presépio interativo

A ornamentação, que remete aos símbolos natalinos, está dividida em 11 eixos. A Praça do Buriti, por exemplo, ganhou uma árvore estilizada com palavras-chaves do projeto. Na fachada do edifício anexo do palácio, um belo painel de cluster de LED salta aos olhos com imagens natalinas e mensagens diversas. Um presépio interativo e com muitas cores é a atração do espaço Luz do Mundo.

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o espaço contemplativo também deve atrair visitantes de outras cidades, como Goiânia, por exemplo. "No primeiro ano, foi um sucesso e recebemos muitos turistas de regiões próximas daqui. Não tenho dúvida que é o Natal mais bonito do Brasil, com muita luz, cultura e do jeito que a capital merece", pontuou. O sucesso do projeto, inclusive, fez com que o evento fosse incluído no calendário oficial de eventos do DF.

Mais de 6,8 mil empregos gerados
O evento é promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com a participação de todas as secretarias e organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, Inovação e Assistência Social (Idheias).

Para a preparação da festa, foram contratadas 90 empresas do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) e gerados cerca de 6,8 mil postos de trabalhos. O investimento no Brasília Iluminada foi de R$ 14 milhões, oriundos de 18 emendas de deputados.

Programação Céu de Brasília

Sempre a partir de 17h30
24/12: Bravíssimo Jazz Natalino e Bradixie Band
25/12: Duo Violino e Piano Arraes-Moyer, Grupo Vocal Okttetti e Auto de Natal, da Cia Teatral Mapati
26/12: Regional Segura Elas, Orquestra de Cavaquinhos de Brasília – Projeto Waldir Azevedo e Brasília Brass Ensemble
30/12: Quarteto de Trompas Mozart, Goodtime Rock Band e Nãnan
31/12: Coro Laetare, Identidade Brasileira e Toccata Coral e Orquestra
1º/1: Piano Cello e Lelê Alves

Programação Trenó Luz
24/12 (17h45): Estrutural
25/12 (16h): Planaltina
26/12 (16h30): Brazlândia
27/12 (16h30): Recanto das Emas
28/12 (16h30): Taguatinga
29/12 (16h30): Sol Nascente
30/12 (16h): Sobradinho e Sobradinho II
31/12 (17h30): Asa Norte e Asa Sul
1º/1 (17h): São Sebastião e Jardim Botânico
2/1 (16h30): Paranoá e Itapoã
3/1 (16h): Santa Maria
4/1 (17h45): Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal
5/1 (16h30): Gama
6/1 (16h30): Riacho Fundo II
7/1 (16h30): Riacho Fundo
8/1 (16h45): Guará e Guará II
9/1 (16h30): Samambaia
10/1 (17h30): Noroeste
11/1 (16h30): Águas Claras
12/1 (horário a confirmar): Núcleo Bandeirante (passagem pela EPNB)
13/1 (horário a confirmar): Lago Norte (passagem parcial até a QI 9)
14/1 (horário a confirmar): Lago Sul (passagem por dois pequenos pontos)
15/1 (horário a confirmar): Park Way (passagem pela via principal)

Nas regiões do Varjão, Candangolândia, Arniqueira e Vicente Pires, o trenó apenas passa na entrada principal, mas não entra. As datas podem sofrer reagendamento devido à chuva. Caso isso ocorra, será remarcado até o final do evento, em 20 de janeiro.

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Brasília Iluminada contará com uma gestão sustentável de todo o evento, que integra uma estrutura cenográfica e uma programação cultural distribuídas em 415.770 metros quadrados na área central da cidade. O que quer dizer que todos os pilares do conceito de sustentabilidade serão contemplados: meio ambiente, impacto social e economia.

"Tem um recado que queremos suscitar: como os eventos podem ser ambientes para potencializar esforços, parcerias e ações, já que você está concentrando e levando o público para a experiência de um show e de uma cenografia. É onde entra o trabalho da sustentabilidade para os legados sociais. Como podemos potencializar o impacto positivo para a cidade a partir de um evento?", afirma Marcelo Soares, presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, Inovação e Assistência Social (Idheias), organização da sociedade civil responsável pelo Brasília Iluminada.

A resposta para esse questionamento está em uma das ações sociais e inéditas do evento. A Fecomércio disponibilizou quatro carretas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e três caminhões do Serviço Social do Comércio (Sesc) para ficarem montados na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, ao lado dos principais quadrantes do evento, oferecendo serviços gratuitos para os visitantes e integrando a programação do projeto.

"Ficamos muito satisfeitos do Sistema Fecomércio fazer parte do Brasília Iluminada. Até porque vai ser um evento de grande porte onde milhares de pessoas poderão ter acesso, de forma gratuita, a um momento de integração e congraçamento. São diversas atividades culturais, sociais e de saúde", avalia Valcides de Araújo Silva, diretor regional do Sesc.

A iniciativa começou no primeiro dia do Brasília Iluminada e segue por oito dias, com programação sempre de quinta a domingo, das 16h às 20h

Programação
A iniciativa começou no primeiro dia do Brasília Iluminada e segue por oito dias, com programação sempre de quinta a domingo, das 16h às 20h, aproveitando o público que acompanha o acender da decoração às 18h. São quatro horas de duração diária de atendimento para proporcionar autoestima e saúde ao público, além de programações voltadas para o período natalino. Em dezembro, funciona nos dias 23, 26 e 30. Já em janeiro, nos dias 2, 6 e 7, para o público em geral, e nos dias 8 e 9, para os trabalhadores do evento.

O Senac leva as carretas de beleza, moda, informática e gastronomia, com atividades sem agendamento. Os visitantes terão opção de corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas, jogos digitais, elaboração de elástico de cabelo, customização de máscaras e oficinas de produção de cupcakes e biscoitos natalinos.

As carretas do Sesc têm como objetivo a saúde, com exame citopatológico para mulheres de 25 a 64 anos, mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e serviços odontológicos. No caso da mamografia, os atendimentos serão nos dias 2, 6 e 7 – para o público em geral selecionado a partir de passivo da Secretaria da Mulher que ficou responsável pelo cadastro e agendamento -, e nos dias 8 e 9, para as colaboradoras do evento, que precisam apresentar documento com foto (identidade com RG e CPF), comprovante de residência e cartão SUS.

"O Brasília Iluminada é mais do que uma celebração bonita para o Distrito Federal. É importante que as pessoas que estão ali se sintam cuidadas. Levando exames citopatológicos e mamografias, nós entregamos os serviços demandados pela população e alcançamos mais mulheres, além de reforçar a importância da promoção da saúde da mulher para o Governo", avalia a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

Nos dias 23 e 30 terá ainda a participação da Carreata de Natal Sistema Fecomércio, a partir das 20h, com apresentação da cantata de Natal e da trupe de palhaços. Também haverá um espaço para doação de alimentos ao programa Mesa Brasil Sesc-DF, que atende a 78 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social todo mês.

Brasília Iluminada
Em sua segunda edição, o Brasília Iluminada ocorre de forma gratuita e aberta ao público até 20 de janeiro com estrutura montada do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, até a Igreja Rainha da Paz, no Eixo Monumental. O público pode conferir a decoração luminosa e interativa, além da programação musical.
Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA