Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

Página não encontrada

Início

Em menos de 30 dias, catadores tem demanda de 20 anos atendida

Fotos: Rogério Lopes.

Na última quarta-feira (30), o deputado Delmasso (Republicanos) participou da cerimônia de assinatura de documento que atualiza o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) e passa a incluir a atividade de agente de reciclagem de materiais, como sinônimo de catador de material reciclável. O evento aconteceu no Ministério do Trabalho e Previdência, e o documento foi assinado pelo ministro Onyx Lorenzoni, que juntamente com a sua equipe, vinha trabalhando para conceder a aposentadoria especial para os catadores, pleito do deputado Delmasso.

Com essa reclassificação e seguindo os passos indicados na cartilha que o Ministério do Trabalho lançou no mesmo ato, os catadores poderão ter acesso à aposentadoria especial. Essa é uma luta de mais de 20 anos dos catadores. Ao procurarem a ajuda do deputado Delmasso em seu gabinete, prontamente, o deputado os atendeu e marcou uma reunião com o ministro Onyx Lorenzoni. No dia 3 de março, o deputado Delmasso e representantes de cooperativas reuniram-se com o ministro e entregaram um ofício solicitando a inclusão de catadores de material reciclável no regime de aposentadoria especial.

Uma semana depois, a equipe do ministro recebeu o deputado Delmasso, e ao invés de apresentarem um projeto, como combinado anteriormente, encontraram uma solução no campo da interpretação da Lei. O decreto 3.048/2020, já assegura ao trabalhador que presta serviço de industrialização a aposentadoria especial e o catador cooperado pode ser enquadrado nesta modalidade.

A aposentadoria especial é devido àqueles trabalhadores que comprovem exposição a riscos biológicos na atividade de coleta e industrialização do lixo. Agora, os catadores, cumprindo os requisitos legais contidos na cartilha que o ministério elaborou, poderão alcançar a aposentadoria especial e ficar protegidos pela Previdência Social.
Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA