Atual cenário geopolítico e do mercado mundial de trigo será discutido durante Congresso da Abitrigo

Evento que reúne a cadeia do cereal também abordará a questão da segurança alimentar



A discussão sobre o cenário geopolítico e econômico mundial e a análise sobre a segurança alimentar e o mercado de trigo fazem parte da programação do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo, que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro em Foz do Iguaçu (PR).

A palestra inaugural do evento será coordenada pelo Presidente-Executivo da Abitrigo Rubens Barbosa no primeiro dia de evento e terá a participação do cientista político Fernando Schuler. O debate inicial desta edição do Congresso abordará questões referentes à política e à economia internacional.

“Conhecer melhor o contexto em que estamos inseridos atualmente é o ponto de partida do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo. A partir deste primeiro panorama, nossa programação contará com painéis de extrema relevância à cadeia do trigo, que é influenciada por fatores geopolíticos e econômicos e suas consequências”, explica Barbosa.

Segurança Alimentar e o Mercado do Trigo

Estes temas que impactam diretamente a indústria tritícola serão abordados no segundo dia de evento, em painel moderado pelo jornalista especializado em agronegócio e marketing José Luiz Tejon, com a participação do coordenador do FGV Agro Roberto Rodrigues e do consultor privado do mercado de trigo Pablo Maluenda.

“O trigo é o grão fundamental que está na mesa dos brasileiros. A busca pela autossuficiência deste cereal no Brasil é uma realidade, que está a caminho da concretização. Além disso, a faixa tropical do planeta tem uma missão única de contribuir para a alimentação da crescente população mundial”, destaca Tejon.

Para o consultor privado do mercado de trigo Pablo Maluenda, o cereal é fundamental para a alimentação da população mundial, e sua produção responsável e sustentável é um dos desafios para os próximos anos.

“O trigo é a cultura básica para cerca de 35% da população mundial. Em mais de dois terços do trigo do mundo é usado para alimentação. A melhoria da segurança alimentar dependerá do uso e gestão sustentável dos recursos, incluindo terra e água. Encontrar o equilíbrio certo entre segurança alimentar e nutricional, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas continuam sendo os principais desafios para sistemas alimentares sustentáveis”, acrescenta Maluenda.

Workshops

As empresas Bühler e IFF, patrocinadoras do evento, organizarão workshops temáticos durante a programação do dia 26 de setembro. O seminário promovido pela Bühler, “Nova era da Seleção Óptica: Maximizando Performance com Tecnologia Digital”, será ministrado pelo supervisor técnico comercial para seleção ótica de trigo e centeio da empresa Robson Bruner.

Já a IFF discutirá o tema “Como potencializar a performance da farinha nacional a partir de diferentes trigos?” em seu workshop, que será apresentado pelo seu especialista de aplicação senior para pães artesanais em moagem de trigo João Ricardo Camilo Dias.

As inscrições para os formatos físico e online já podem ser realizadas pelo site oficial do evento: https://congressoabitrigo.com.br/. As primeiras 200 inscrições para o formato virtual terão desconto especial de 50%.

SERVIÇO

29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo
Data: 
25 a 27 de setembro de 2022
Local (presencial): Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort - Foz do Iguaçu (PR)
Inscrições: https://congressoabitrigo.com.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom