Aleitamento materno é fundamental para mães e bebês


Aleitamento materno é fundamental para mães e bebês

 

Especialista esclarece quais são os benefícios em meio à campanha mundial sobre o tema: Agosto Dourado

 


Além de reduzir a mortalidade infantil, o aleitamento materno traz inúmeros benefícios não só para os bebês, mas também para as mães. Com isso, mais de 120 países - incluindo o Brasil - participam anualmente da campanha Agosto Dourado que, em 2022, trouxe o tema “Fortalecer a Amamentação - Educando e Apoiando”. No Distrito Federal, a médica Juliana Sobral, pediatra da Maternidade Brasília, pertencente à Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, explica que o leite materno é o alimento mais completo que existe na natureza.

“Os benefícios da amamentação são tanto a curto prazo, quanto a longo prazo. O leite materno é capaz de hidratar e nutrir um ser humano exclusivamente até o sexto mês, sem necessidade nem mesmo de água. Com o leite materno, a mãe passa toda a sua defesa para o bebê, porque o leite é cheio de anticorpos”, disse a médica, ao citar que estudos mostram que bebês alimentados com leite materno são mais seguros, têm melhor desempenho escolar e profissional na vida.

Para as mamães, amamentar reduz as chances de desenvolvimento do câncer de mama e auxilia na perda de peso pós-parto. A médica Juliana Sobral esclarece ainda que, quando a mãe amamenta, um hormônio chamado ocitocina é liberado, fazendo com que haja a ejeção do leite e a contração do útero, reduzindo a incidência de hemorragia e consequente internação da mãe na UTI.

“Além de todos esses benefícios, mães que amamentam têm melhor vínculo afetivo com seu filho, diminuindo a incidência de depressão pós-parto e fazendo com que o blues puerperal seja mais leve e tranquilo”, finalizou a pediatra.

Confira dicas sobre a amamentação:

  O aleitamento deve ser em livre demanda, de acordo com a vontade do bebê.

- A mãe deve hidratar-se bem e alimentar-se de forma variada, com alimentos de alto valor nutricional.

– Para amamentar, escolha um ambiente tranquilo e aconchegante. A mãe deve apoiar os pés e as costas em uma superfície macia, como uma almofada de amamentação para maior conforto.

– É recomendado que o bebê esgote todo o leite de uma das mamas antes de passar para a outra.

Saiba mais sobre a campanha – O Agosto Dourado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e de seus parceiros, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).  O objetivo conscientizar a sociedade sobre a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade ou mais.

Doe leite materno - O Distrito Federal é o Estado que mais coleta leite humano no mundo, entretanto, no geral, as pessoas não se lembram dos hospitais privados quando vão realizar a doação. A Maternidade Brasília é um desses hospitais e possui um moderno banco de leite, com certificação ouro, cujo objetivo é atender aos bebês recém-nascidos que precisam de acompanhamento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e no Alojamento Conjunto, auxiliando assim as mães que têm dificuldade na amamentação para garantir o alimento essencial para seus filhos: o leite materno.

Para doar para o banco de Leite da Maternidade Brasília, a mãe e o bebê precisam estar saudáveis. As interessadas devem ligar para o número (61) 2196-5318. A equipe do banco de leite faz a coleta na residência da doadora.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom