Crocância e padronização fazem do pepino Kybria o preferido das indústrias

Empresa paranaense estima a plantação de 1 milhão de pés na última safra e quer dobrar esse número para a próxima



O pepino indústria ou conserva é caracterizado pela colheita precoce, quando está com 05 a 07 cm de comprimento, utilizado com o fruto inteiro ou fatiado (o relish). Entre as regiões produtoras se destacam os estados do Sul do Brasil e é no Paraná que está a Cantu Alimentos, que na última safra chegou a 1 milhão de pés de pepinos plantados e para a próxima quer dobrar esse número, tendo como matéria-prima sementes do pepino híbrido Kybria, da linha de alta tecnologia Topseed Premium.

Segundo o Especialista em Produtos Indústria da Agristar do Brasil Murilo Magalhães, o Kybria é referência no mercado brasileiro para pepino em conserva, amplamente trabalhado nas indústrias processadora de pepino conserva pelo país afora. “O Kybria é muito utilizado em indústrias nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois possui sistema radicular muito agressivo, garantindo maior vigor de planta e uma alta adaptabilidade para diversas regiões do país, podendo ser plantado em todo território nacional nas épocas mais secas e quentes de cada região, se destacando principalmente nos plantio de campo aberto pelo país.”.

Para Magalhães, além dessas características, a sua alta produtividade, com potencial de frutificação elevado na haste principal, frutos com boa quantidade de espinho, de coloração verde médio, crocante e com ótima relação C x L (3:1) são outros dos requisitos que fizeram do Kybria líder de mercado no seu segmento.  

Hoje 99% dos produtores que fornecem para a Cantu Alimentos plantam pepino Kybria e isso é garantido em contrato, reforça o Supervisor Administrativo Maurício Priamo. Essa porcentagem se refere a cerca de 1 milhão de pés de pepinos, número que deve dobrar na próxima safra. “Nós consideramos que o Kybria reúne as principais características que precisamos na indústria e para entregar um produto de qualidade aos nossos clientes. Ressalto sua maior resistência no campo, melhor adaptação ao clima da região, transporte e crocância”.

Priamo destaca ainda que já testaram vários produtos, mas hoje, o material que mais se adequa às necessidades da empresa é o Kybria. “Nos nossos contratos com os produtores, especificamos que precisa ser exclusivamente essa variedade de pepino, para termos um melhor rendimento na indústria e para que entreguemos ao consumidor final a crocância desejada”, finaliza o supervisor administrativo.

Entre esses agricultores está Maria Ulrich, residente na cidade de Santo Antônio do Sudoeste (PR). “Sou produtora de pepino em conjunto com um grupo de produtores do meu município há quatro anos. A cultivar Kybria nos foi apresentada pela equipe Topseed Premium. É um material excelente em produção, batendo o recorde de quilo por planta, superando todas as pesquisas da nossa região. Um produto muito aceito pela indústria, por sua crocância e padrão de frutos. Ele se adapta muito bem ao clima quente e é um produto muito rústico. Estamos indo para o quinto ano de produção utilizando o mesmo material, o pepino Kybria”.

Para saber mais sobre o Kybria, acesse: https://agristar.com.br/topseed-premium/pepino-conserva-hibrido/kybria-f1/3227

Linha completa de pepinos

O calendário de produção do pepino no Brasil varia conforme a região, por conta do clima predominante e, apesar de ser bem adaptável em diversas estações, a produção mais expressiva é no verão, uma vez que o frio limita o desenvolvimento e reduz o tempo de colheita.

Diante dessa realidade, a linha Topseed Premium desenvolveu um portfólio de pepinos híbridos diversificado, procurando cada vez mais incorporar e melhorar os pacotes de resistências de acordo com o que cada região necessita. Para isso é preciso conhecimento do mercado nacional, o acompanhamento das mudanças e tendências e o posicionamento correto de novos produtos em janelas, para que atinjam alta performance em campo. 

Hoje os destaque da Topseed Premium são os híbridos de pepino: Aladinn, Concord, Murayama e o lançamento Robusto, variedades que têm conquistado bons resultados entre os produtores.

Sobre a Agristar

A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.

Para mais informações acesse: www.agristar.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom