Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display





404

Página não encontrada

Início
Créditos: divulgação/Aprende Brasil



Das ruas históricas de Ouro Preto, em Minas Gerais, às pirâmides do Cairo, no Egito, crianças de todo o Brasil podem viajar virtualmente por destinos nacionais e internacionais com o jogo “Passaporte para o Mundo”. Parte de uma ampla estratégia de gamificação do aprendizado, o jogo foi pensado para ensinar Geografia de uma forma lúdica e está disponível gratuitamente.

A utilização de recursos digitais - e, particularmente, de games distribuídos de forma gratuita - é fruto de um planejamento do Sistema de Ensino Aprende Brasil, voltado aos ambientes virtuais. Para a editora de conteúdo digital do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Giselle Corso, “essa é uma forma de permitir que os estudantes explorem novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem. Por meio dos jogos on-line, crianças e jovens podem fixar conteúdos ao mesmo tempo que desenvolvem a curiosidade por assuntos diversos”.

No caso do “Passaporte para o Mundo”, o jogador precisa montar diferentes mapas, como acontece em um quebra-cabeça. O primeiro desafio é o mapa do Brasil. Ali, é preciso encaixar cada estado no lugar correspondente do país. Quando a tarefa é completada, a criança ganha duas “passagens virtuais” para destinos turísticos em diferentes regiões. Clicando em cada uma delas é possível visitar, pela tela, esses destinos, e conhecer alguns detalhes sobre o lugar. Depois do mapa do Brasil, é preciso montar, ainda, o mapa da América do Sul e o mapa-múndi, encaixando cada um dos continentes no espaço adequado.

Giselle explica que iniciativas como essa permitem que as crianças pratiquem os conteúdos aprendidos em sala de aula. “A neurociência já provou que as pessoas aprendem melhor quando podem colocar em prática o que estão aprendendo. Então, usar jogos e outros recursos tecnológicos dá a oportunidade para que as crianças tenham um contato mais tangível com aquilo que os professores ensinam”, ressalta.

O “Passaporte para o Mundo” faz parte de um conjunto de soluções de gamificação aplicada à Educação trazidas pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil para a rede pública municipal de cidades espalhadas por todas as regiões do país. O jogo está disponível no site https://digital.aprendebrasil.com.br/SEQ/MARKETING/Passaporte_para_o_mundo/.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, consultoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA