Suplementar minerais para gado de leite garante produtividade e saúde do rebanho

Entender as necessidades dos animais e optar pela suplementação mineral pode auxiliar na qualidade da produção leiteira



Produtores de gado leiteiro sabem que não é uma tarefa fácil manter a saúde dos animais, principalmente durante momentos críticos, como o pré e o pós-parto. Para garantir uma boa produção e a rentabilidade da propriedade, é importante manter uma alimentação rica em nutrientes fundamentais para a saúde e reprodução, principalmente com a atenção para a suplementação mineral do rebanho leiteiro.

Os suplementos minerais são uma fonte rica de minerais, vitaminas e outros aditivos para ajudar a compor a alimentação dos animais. A falta de investimento em suplementos pode levar a prejuízos na produção leiteira, principalmente em bovinos que se alimentam exclusivamente de pasto, além de perda de animais por quedas na imunidade, problemas de casco, quadros de mastite e falhas reprodutivas, problemas que comprometem a produtividade leiteira.

“Quando pensamos na importância da suplementação mineral, estamos olhando para uma parte fundamental da nutrição, pois os minerais auxiliam diretamente no aumento da produtividade, na melhora da qualidade do leite e na redução do intervalo entre os partos”, reforça a médica-veterinária e Coordenadora de Produtos da Connan, empresa especialista na alimentação e suplementação de bovinos, Júlia Marques.

Fornecer suplementação mineral além da alimentação regular garante que os animais estão recebendo a quantidade certa de vitaminas e minerais para cada etapa de seu desenvolvimento, o que torna a produção mais eficiente, especialmente quando pensamos em animais a pasto. “Investir em uma boa suplementação mineral é o caminho ideal para que o gado de leite consiga os suprimentos necessários para a estabilidade da saúde e reprodução, fornecendo nutrientes chave que apenas a dieta normal, à base de volumosos, não consegue suprir”, detalha Júlia.

Escolher o produto é o primeiro passo para garantir os bons resultados. “Entender a realidade e as necessidades do rebanho é o ponto de partida para compreender qual o melhor suplemento para aquela realidade. O segundo ponto é conhecer as opções de produtos disponíveis no mercado e seus focos de atuação”, explica a médica-veterinária.

Ela acrescenta que a principal informação que o produtor deve analisar no momento da compra é a composição nutricional. “A formulação precisa conter níveis adequados de todos os itens que as pastagens em geral não proporcionam aos bovinos. Destacam-se minerais importantes como o cobre, zinco e selênio, além das vitaminas A, D e E.”.

Soluções Connan para pecuária de leite

A Connan, empresa especialista na alimentação e suplementação de bovinos, possui em seu portfólio dois tipos de suplementos com minerais aglomerados. A diferença entre eles está na composição, sendo adequados para diferentes momentos da vida do animal. “Nossos suplementos são enriquecidos com vitaminas, minerais e aditivos para o fortalecimento da saúde e melhora da reprodução em gado de leite, além de serem prontos para uso, ou seja, podem ser fornecidos diretamente no cocho dos animais”, enfatiza Júlia.

Dentre os produtos estão o suplemento mineral aglomerado Connan ADE 90, ideal para auxiliar na fase de crescimento e no período de pré e pós-parto de vacas de leite, e o Connan Lactec, indicado para fase de pré-parto e durante toda a lactação de vacas de leite.

“O principal diferencial da nossa tecnologia está no mineral, base do produto, que passa por um processo de aglomeração que garante que os animais consumam o sal mineral de maneira mais homogênea, evitando perdas nos cochos por escoamento, após chuvas e vento, além de reduzir o empedramento, rendendo até 16% a mais que o sal mineral comum”, finaliza Júlia.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filiais em Campo Verde (MT), São Gabriel D’Oeste (MS) e, a partir de setembro de 2020, em Araguari (MG), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos. Mais informações: http://www.connan.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom