AgriFutura Pescado será palco de soluções tecnológicas e inovadoras voltadas ao mercado aquícola

Showcase tecnológico será realizado no Seafood Show, de 17 a 19 de outubro, em São Paulo (SP)



Todo o hub de inovação do AgriFutura agora dedicado ao mercado aquícola. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, de 17 a 19 de outubro, o Seafood Show Latin America será palco de um showcase tecnológico em que as principais startups relacionadas à atividade validam seus modelos de negócio junto a mentores do ecossistema do pescado e equipes desenvolvem soluções sob medida para a indústria.

Esse é o AgriFutura Pescado, espaço que será organizado pelo Instituto de Pesca (IP) com participação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), instituições de pesquisa vinculadas à Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Com um olhar atento para o futuro, mas buscando transformações para o agora, o AgriFutura Pescado criará um ambiente dinâmico e inovador dividido em duas grandes ações: Showcase de Startups, que será uma vitrine de soluções tecnológicas ligadas ao pescado, e Maratona de Inovação do Pescado, que reunirá times com o desafio de desenhar e criar soluções para a cadeia do pescado ao vivo durante a feira, incentivando e estimulando ideias transformadoras, cultura maker, empreendedorismo e criatividade.

"Os institutos de pesquisa da APTA foram criados para resolver os problemas dos produtores das mais diversas cadeias produtivas do agronegócio. Unir o conhecimento gerado por nossas unidades com o olhar inovador das startups é um caminho promissor para a validação de tecnologias que atuarão em prol da produção de pescados no Brasil”, afirma o coordenador da APTA, Sergio Tutui.

Para o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IP, Marcelo Souza, unir o AgriFutura a um evento como o Seafood Show é um incentivo à produção nacional de pescado, pois há oferta de tecnologias que visam reduzir ou até mesmo eliminar os gargalos do setor. “Nosso país tem um grande potencial de crescimento na produção de peixes para consumo interno e externo. Oferecer conhecimento, por meio de pesquisas realizadas no IP, em união com as soluções das startups é um caminho para fortalecer essa posição, além de incentivar o consumo de uma das proteínas mais saudáveis disponíveis no planeta”.

“O Ital tem contribuído com a evolução de startups de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem numa via de mão dupla por meio de mentoria, cooperação técnica, compartilhamento de área e participação ativa em eventos especializados como o AgriFutura. O promissor setor de pescado tem muito a ganhar com empreendedores mais conectados com a pesquisa científica e estamos otimistas com o resultado dessa iniciativa junto ao IP”, acrescenta o diretor do NIT-Ital, Tiago Bassani Hellmeister Dantas.

Programação para startups

Nos três dias do SeaFood Show, startups em fase de MVP (Mínimo Produto Viável) e Tração e Escala (maturidade do projeto) com interface com a cadeia do pescado apresentarão suas soluções tecnológicas e inovadoras no estande do AgriFutura Pescado.

Para a Maratona de Inovação do Pescado, a seleção dos times ocorrerá antes da feira e os selecionados passarão por nivelamento técnico e de conhecimento em uma série de reuniões. Os temas do desafio serão informados apenas no dia do evento, momento em que convidados apresentarão as principais dores do setor, dando início à maratona.

Os times trabalharão nas soluções, podendo contar com mentoria ao vivo em diversas áreas (técnica, negócios, modelagem etc.), e deverão estar preparados para apresentar suas propostas para uma banca no formato de pitches.

Simpósio

A nona edição do Simpósio de Controle da Qualidade do Pescado (IX SIMCOPE), principal evento brasileiro dedicado ao debate e à atualização sobre temas relativos à qualidade, tecnologia e consumo do pescado, também será realizada nos dias do Seafood Show e sua programação deverá incluir um minicurso.

Em 17 anos de existência, o SIMCOPE tem abordado questões relativas à segurança alimentar, inovação tecnológica, mercado e políticas públicas. A temática geral da edição deste ano é “AGRONEGÓCIO DO PESCADO: construindo um cenário para o consumo de produtos seguros e sustentáveis”.

O credenciamento gratuito e exclusivo para profissionais do setor pode ser feito pelo site: https://seafoodshow.com.br/.

SERVIÇO
SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA
Data:
 17 a 19 de outubro
Horário: 13h às 20h
Local: Pro Magno Centro de Eventos (Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom