Como se refrescar e manter a saúde no calor de Goiás


Os cuidados com hidratação devem ser mantidos nessa época do ano
 

Depois de uma longa estiagem de 133 dias sem chuva no Distrito Federal, a maior dos últimos 12 anos, a primavera chegou com chuvas e altas temperaturas. A umidade relativa do ar chegou a ficar na casa dos 11%, quando o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é 60%. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os primeiros dias da estação serão de muita chuva e calor, com altas acima da média.

 

O resultado de dias mais quentes é sentido no avanço das intervenções hospitalares referentes à desidratação. De acordo com a nutricionista da rede Comper, Rosana Gomes Silva Matias, os sintomas vão desde boca seca, pele seca, inchaço, cansaço, mau humor, intestino preguiçoso e dor de cabeça. Outro indício do problema está na coloração da urina, que fica no tom de amarelo escuro.

Sucos de frutas são indicados para hidratação do corpo e manutenção da saúde

A saída, segundo a profissional, é aumentar o consumo de água e preparar sucos para refrescar o calor e melhorar a hidratação do corpo. “O momento é investir na utilização das frutas que estão em alta na safra como abacaxi, caju, manga, maracujá, morango, mamão e tangerina”, orienta.

 

O preparo dos sucos pode ser feito na hora, mas Rosana aponta como opção para os dias mais corridos, usar as frutas que podem ser congeladas e consumidas em forma de polpas, vitaminas e shakes. “O melhor de tudo é que as frutas vão auxiliar na hidratação e controle da ansiedade, além de ajudar a combater o desperdício em casa”. A nutricionista explica que as polpas de frutas podem ser congeladas com o prazo de validade de 30 dias.

 

Para quem sofre de intestino preso e prisão de ventre, ainda mais comum nessa época do ano, a dica é a ingestão de tangerina e mamão in natura “para melhor absorção das fibras e facilitar o trânsito intestinal”, complementa.


Rosana, nutricionista do Comper DF

 

Os sucos podem ajudar ainda no bom funcionamento dos rins, auxiliar no processo de emagrecimento e combater o envelhecimento precoce. A dica da nutricionista é um suco natural de maracujá com morango. “Esta combinação em especial é rica em vitaminas, sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, e auxilia no relaxamento, além de ser bem refrescante e saborosa”, afirma.


 

Confira a receita simples e prática da nutricionista.


Suco de maracujá com morango

1 unidade de maracujá

5 unidades de morangos

100 ml água gelada


Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Se preferir, pode coar e servir com gelo.

 

Onde encontrar - Em todas as unidades dos Supermercados Comper, os clientes contam com estações de frutas frescas no setor de frutas, verduras e legumes. Em dias como Quinta Verde, é possível fazer economia com preços ainda mais em conta. Além das frutas in natura, o consumidor encontra frutas já higienizadas, fatiadas e descascadas, que são opções que oferecem mais independência e autonomia a pessoas com deficiência e facilitam a rotina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom