Imóveis: Mercado de luxo segue aquecido em Campinas

A construção civil registrou o maior número de lançamentos e vendas de imóveis nos últimos dois anos. Ainda, o mercado imobiliário foi um dos principais setores responsáveis em gerar oportunidades de trabalho e reduzir a taxa de desemprego em todo o Brasil entre 2020 e 2021. De acordo com informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os segmentos de médio e alto padrão têm sido os responsáveis pelo aquecimento do mercado neste ano.

Segundo último levantamento da Abrainc os imóveis residenciais associados ao perfil de médio e alto padrão têm apresentado desempenho positivo e consistente, acarretando avanços em termos de participação de mercado. O número de imóveis lançados por esse segmento no último trimestre móvel de 2022 (fevereiro, março e abril) representou uma elevação de 20,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, além de contribuir para a alta de 191,1% nos últimos 12 meses.

“O segmento de médio e alto padrão não foi tão afetado pela conjuntura de desaceleração econômica do país da mesma forma que outros setores. Ao contrário, é ele que vem ajudando a manter a geração de empregos, movimentar negócios dos setores de serviço e comércio, e incentivar a cadeia produtiva industrial na construção civil. Nossos clientes seguem buscando por mais conforto, exclusividade, privacidade e sofisticação”, explica o gerente de unidade da A.Yoshii Campinas, Diogo Fernando Soares Lopez.

O aquecimento do mercado imobiliário é considerado um dos principais termômetros da economia. Em Campinas (SP), não foi diferente. Em 2021 a cidade registrou o maior aumento em número de lançamentos do interior do estado de São Paulo, com crescimento de 147,30%, segundo dados da Abrainc.

Em 2021, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo aprovou projetos imobiliários que totalizaram um valor geral de venda (VGV) estimado em R$ 9,1 bilhões. Para isso, a prefeitura aprovou, em 2021, 13.257 novas unidades residenciais e 699 para comércio e serviços na cidade. Apenas no bairro Cambuí, um dos mais famosos e tradicionais da cidade foram expedidos entre 2019 e 2021, 2.353 alvarás de aprovação, execução, uso e conclusão.

É nesta localização nobre que a A.Yoshii lança o Prestige, quinto empreendimento do grupo na cidade. A escolha do terreno de 2.458,20 metros quadrados colaborou para que se tornasse objeto de desejo dos campineiros. “O bairro é o mais desejado da cidade. Agradável, seguro e muito arborizado, o Cambuí é ponto focal de diversos comércios e lojas de conveniências, estrategicamente próximos ao empreendimento”, ressalta.

Hoje, Campinas é uma das cidades brasileiras com ambiente mais favorável para o mercado imobiliário. O aquecimento do setor impulsiona a atuação da construtora na cidade. “Além do Prestige, pretendemos anunciar outros dois empreendimentos em pontos estratégicos”, complementa Diogo. Os dados validam a expansão imobiliária da A.Yoshii na região.

Prestige: feito para o campineiro

Com perfil contemporâneo e arrojado, paisagismo realizado pelo renomado Marcelo Novaes e projeto arquitetônico assinado pela HMK Arquitetura, o empreendimento conta com uma torre, 29 pavimentos e 45 unidades privativas. O projeto prevê um ou dois apartamentos por andar e área privativa de 221,95 metros quadrados. As unidades possuem opções de plantas de três suítes ou quatro dormitórios (sendo 2 suítes) e 3 suítes com terraço, além  de um apartamento sky garden de 305 metros quadrados privativos no 23° pavimento. O prédio possui acesso principal na Rua Sampaio Peixoto, 121, no Cambuí.

“Serão apartamentos amplos e criados especialmente para o campineiro, numa localização privilegiada do Cambuí. Com uma arquitetura imponente e moderna, uso de cores sóbrias e pele de vidro, o empreendimento explora sacadas e abas para promover a sensação de movimento. Um empreendimento de altíssimo padrão com identidade cosmopolita e moderno,” detalha Diogo.

As áreas comuns são assinadas por José Carlos Spagnuolo e possuem sports bar; espaço influencer; outdoor training; fitness; piscina adulto com deck molhado e spa; playground; quadra esportiva; brinquedoteca; fireplace; garden gourmet com piscina privativa; espaço para mercado autônomo; social gourmet; bicicletário com oficina compartilhada; gestão inteligente de encomendas com espaço para delivery; praça das árvores e espaço teen.

“O futuro morador ainda terá três vagas de garagem, sendo uma delas provida de infraestrutura para carregamento de veículos elétricos e box privativo com muito espaço para self storage”, ressalta.

Aliando o clássico a tendências de decoração, o decorado do Prestige é assinado pela arquiteta Juliana Meda e conta com sala de jantar, living, varanda com churrasqueira gourmet, cozinha integrada à varanda, área de serviço e área técnica com acesso externo. “Com mobiliários únicos, atemporais, texturas e cores modernas, o Prestige espelha a sofisticação característica da A.Yoshii”, explica a arquiteta.

Boom de obras no Nova Campinas

O aumento no número de projetos e aprovações de empreendimentos verticais em Campinas foi especialmente motivado pela modernização da legislação municipal. Com a mudança nas leis de ocupação e uso do solo, graças à implantação de medidas de desburocratização, o zoneamento na legislação atual permite construções verticais em quase todas as zonas da cidade, como é o caso do Nova Campinas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas (Seplurb), o número de alvarás de aprovação, execução, uso, conclusão e glebas na região do Nova Campinas expedidos entre os anos de 2020 e 2021 cresceu 11.7%, foram 219 alvarás contra 196 entre os anos de 2018 e 2019.

Indo ao encontro do vertiginoso crescimento imobiliário, a A.Yoshii já investiu mais de R$ 100 milhões na cidade e gerou cerca de 1.500 vagas de empregos diretos e indiretos. Desde 2019, o grupo anunciou quatro empreendimentos de luxo na cidade: Le Rêve, no Cambuí e Legend, Harmonie e Aura, no Nova Campinas, bairro no qual a construtora foi pioneira no processo de verticalização. A A.Yoshii segue em franca expansão com previsão de novos lançamentos ainda neste ano.

Sobre a A.Yoshii

Desde 1965, a A.Yoshii atua na construção e incorporação de imóveis residenciais e comerciais de alto padrão. Localizados nos bairros nobres de Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas, os empreendimentos se tornaram cartões postais dessas cidades. Com pontualidade na entrega e excelente padrão de acabamento, a construtora executa suas obras com excelência e inovação, priorizando as demandas do mercado, os anseios dos compradores, a segurança do trabalhador e a conservação ambiental. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom