Simuladores da Valmet auxiliam no gerenciamento eficaz e seguro na nova fábrica de celulose solúvel da LD Celulose

Maior projeto de simulação global possui tecnologia inovadora e inédita para toda a fábrica a fim de capacitar operadores e potencializar a produção

Projetada para ser uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, localizada no Triângulo Mineiro e produção de 500 mil toneladas de celulose por ano, a LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco. Para garantir a segurança e a performance dos equipamentos, assim como a qualidade da capacitação dos operadores logo no início de sua operação, a empresa contou com as soluções da líder em tecnologia, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, a Valmet. 

A Valmet entregou todos os simuladores que auxiliam no sistema de automação da nova fábrica da LD Celulose, localizada nos municípios de Indianópolis e Araguari (MG). O Valmet Training Simulator é utilizado em todas as ilhas de processo, desde o início até o final da produção, contando ao todo com 14 áreas de processo. Um fato inovador do projeto é que o seu Pátio de Madeira é o primeiro do Brasil a receber a tecnologia de Treinamento de Operadores por Simulador (OTS, do inglês Operator Training Simulator). Outro ponto de destaque é a presença de simuladores para as áreas de Tratamento de Água, Tratamento de Água para Caldeiras, Tratamento de Efluentes e Turbogeradores, comumente pouco exploradas no OTS; mostrando o comprometimento que a LD Celulose tem com a busca de processos mais eficientes, otimizados e focados na segurança e excelência do seu time operacional.

Num primeiro momento, os simuladores servem para a realização dos testes e validação das lógicas implementadas no Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD ou DCS) e Controles Avançados do Processo (APC), processo conhecido como joint-TAF. Em seguida, o conjunto (simulador e sistema de controle) é empregado como ferramenta no treinamento dos operadores de painel de controle. Dentre os diversos benefícios associados ao emprego dos simuladores, pode-se destacar a possibilidade de realização da pré-sintonia dos controladores de processo, cuja definição prévia dos parâmetros de controle contribui para a obtenção de uma condição inicial mais estável durante a etapa de comissionamento do processo real.

Devido às restrições impostas pela pandemia, os testes foram realizados de forma remota com suporte dos times do Brasil, da Suécia e da Finlândia. “Os treinamentos com os simuladores aumentam a confiabilidade da fábrica. Com o uso deles, os operadores aperfeiçoam a performance e tornam a adaptação ao sistema de controle ainda melhor, resultando em ações mais rápidas e evitando falhas de segurança, perda de produtividade ou de qualidade. Acelerar a curva de aprendizado é um fator relevante para a capacitação de pessoas atuando em funções tão importantes. O operador consegue saber exatamente o que esperar dos equipamentos e fica mais seguro para lidar com as variáveis possíveis”, explica Mauricio Silva, coordenador de automação da LD Celulose.

O simulador da Valmet é uma ferramenta essencial para eventuais ajustes de produção e experimentos operacionais, porque facilita a comunicação entre os sistemas e por ser uma solução mais automatizada e eficiente. “Com ele, é possível reproduzir com alta fidelidade o comportamento dinâmico dos equipamentos, com todas as situações e cenários de operação virtualmente. Dessa forma, virtualizando todas as máquinas e os sistemas que envolvem a operacionalidade da fábrica”, finaliza Rafael Ferreira, engenheiro de vendas, que coordena localmente o projeto do OTS. A inovação possibilita treinar a equipe de operadores antes do início da partida ou depois, realizando eventuais ajustes de produção e experimentos operacionais, além de capacitar novos profissionais que venham a ingressar futuramente na equipe, garantindo mais eficiência e agilidade na produção a longo prazo.

 

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação e de controle de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile.. Mais informações: www.valmet.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem