Vacinação é fundamental para proteção da saúde das crianças


Vacinação é fundamental para proteção da saúde das crianças


Especialistas alertam para a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, em vigor até 30 de setembro



A imunização infantil é uma das melhores formas de proteger as crianças de doenças graves, como a poliomielite, que podem deixar sequelas e, até mesmo, levar ao óbito. A vacinação é fundamental, e diversos imunizantes, como os contra a Febre Amarela e Hepatite C, são aplicados nos primeiros anos de vida. Por isso, especialistas reforçam a importância da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde. A iniciativa segue até o dia 30 de setembro.

“A vacinação representa um importante impacto na redução de doenças infectocontagiosas que levam à morbidade e à mortalidade entre as crianças. Por isso, é fundamental manter o calendário vacinal em dia para o controle dessas doenças. São inúmeras patologias como a poliomielite, o tétano e o sarampo que podem ser controladas graças à imunização”, destaca o infectologista Dr. André Bon, do Hospital Brasília, pertencente à Dasa, a maior rede de saúde integrada de saúde do Brasil.

Ao todo, 24 vacinas compõem o portfólio do Exame Medicina Diagnóstica. Sendo algumas delas: Hexavalente (DTPa/HIib/IPV/Hep B), Pneumocócica 13v, Febre Amarela, Tríplice viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola), dTpa, HPV Quadrivalente, Meningocócica ACWY, Meningocócica B, entre outras.

No caso da poliomielite, conhecida como paralisia infantil, a vacina é destinada para crianças menores de cinco anos de idade. O infectologista do Exame Medicina Diagnóstica, Dr. Jose David Urbaez, explica que a poliomielite é uma doença muito grave e com alto poder de contaminação, que afeta principalmente crianças.

“O último caso registrado no Brasil foi em 1989 e o Brasil recebeu a certificação de eliminação da doença em 1994, mas a doença pode voltar. Por isso, é importante manter as vacinas atualizadas”, reforça o médico.

Como as vacinas funcionam?
Com as vacinas, o corpo passa a produzir anticorpos que vão evitar inúmeras doenças causadas por vírus ou bactérias. Os imunizantes contêm partes enfraquecidas ou inativas de um determinado organismo (antígeno) que desencadeiam uma resposta imunológica dentro do corpo. As mais recentes contêm o esquema para a produção de antígenos, em vez do próprio antígeno. Independentemente do tipo de vacina administrado, não há riscos de infectar a pessoa que a recebe.
Já nos primeiros dias, o recém-nascido precisa ser imunizado com a vacina BCG (que protege contra as formas graves da tuberculose) e a primeira dose da vacina da hepatite B (doença infecciosa que provoca alterações no fígado). Depois, ao longo da vida, outras vacinas são aplicadas conforme o calendário vacinal.

Quais são as possíveis reações das vacinas?
Alguns sintomas podem ser comuns, como: febre, dor, inchaço local e vermelhidão. Caso essas reações ocorram:
•     Não massageie ou passe qualquer tipo de pomada.  
•     Faça compressa gelada ou com água fria.  
•     No caso de febre, utilize o medicamento usual prescrito pelo médico.

Saiba mais – O Exame Medicina Diagnóstica oferece o serviço completo de vacinação infantil com profissionais qualificados para o atendimento das crianças. Também realiza exames de rotina, entre eles, de urina, parasitológico de fezes, hemograma, anticorpos para Hepatites A, B e C, glicemia, insulina e exames de imagem.
Para vacinas e exames que precisam de coleta, pensando na praticidade, no conforto e nos casos em que há dificuldade de deslocamento até a unidade, o Exame oferece o serviço de atendimento móvel chamado ‘Saúde até você’, que pode ser agendado pelo telefone (61) 4004-3883 ou diretamente pelo site: https://www.examedomiciliar.com.br/.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom