YAMI 2022: mesa-redonda debate como a tecnologia é um elemento transformador da realidade no setor agropecuário

Painel "Transformação da Gestão Digital" abordará os paradigmas e necessidade de inclusão digital, especialmente onde há lacunas de conectividade no meio rural



A gestão digital do agro no Brasil é um cartão de visitas sem precedentes para muitos dos anseios internacionais que recaem sobre o setor, principalmente nos debates sobre clima, exportações e economia florestal.

Dentro desse contexto, a edição desse ano do Youth Agribusiness Movement Internacional – YAMI, maior congresso de jovens do agronegócio da América Latina, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, contará com a mesa-redonda “Transformação da Gestão Digital”, na manhã do primeiro dia do evento.

A mesa, que demonstrará como as tecnologias digitais são um elemento transformador da realidade no setor agropecuário, contará com a participação da Diretora de Inovação do Ministério da Agricultura, Sibelle de Andrade Silva, do CEO PariPassú, Giampaolo Busu e da Head de Produto da Senior Sistemas, Graciele Lima, além de representantes das empresas Mosaic e Jacto.

A Diretora de Inovação do Ministério da Agricultura, que será a moderadora do painel, explica que hoje, a digitalização possui paradigmas e com isso temos a necessidade de inclusão digital, especialmente onde há lacunas de conectividade no meio rural, por exemplo.

“Além da inclusão digital, esse desafio leva à geração de soluções criativas para concretizar as ferramentas digitais nas mãos dos produtores. E mais, onde essa lacuna foi superada, não há limites para o uso das ferramentas digitais, que permeiam processos de tomada de decisão, antecipam cenários e transformam máquinas em ferramentas a serviço da inteligência humana em todos os setores econômicos”, diz.

No caso do agronegócio, de acordo com Sibelle, a digitalização promove transparência, rastreabilidade e aproxima de forma definitiva o campo da cidade, permitindo que a demanda por informações dos consumidores da semente à mesa do consumidor, passando pelas prateleiras dos mercados, seja atendida e transforme a geração de novos modelos de negócio.

“A sustentabilidade do agro e a segurança alimentar encontram na gestão digital um mecanismo potencializador e democrático: permite que produtores que seguem boas práticas agropecuárias possam agregar valor aos seus produtos, comunicando e tangibilizando na cadeia de informações digitais o diferencial sustentável e inovador de sua produção”, disse. “Por isso, a contínua criação de soluções que ampliem a digitalização do agronegócio é um pilar para elevar os níveis de informação, agregar valor e inovar em todos os segmentos do setor”, aponta.

Já o Diretor Executivo da PariPassu conta que para a transformação da gestão digital, as pessoas precisam estar incluídas e serem agentes protagonistas deste caminho. “É preciso mostrar quais os resultados positivos e também os pontos de atenção para que seja um processo inclusivo”, afirma Giampaolo.

Ele aponta quais são os pontos que precisam de avanço. “É preciso ter melhor qualidade da informação, que esta informação seja usada para gerar conhecimento e decisões assertivas e gerar maior acessibilidade à informação para democratizar a possibilidade de desenvolvimento e crescimento sustentável”, destaca.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.yamimovement.com.br

Serviço

Youth Agribusiness Movement Internacional - YAMI 2022

Data: 26 e 27 de outubro de 2022

Local: Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

Para mais informações: www.yamimovement.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom