4º YAMI potencializa o papel dos jovens como protagonistas do agro do futuro

Evento reuniu jovens em dois dias de debates e troca de experiências, na capital paulista

Cerca de 300 jovens se reuniram para a 4ª edição do Youth Agribusiness Movement Internacional – YAMI, congresso de jovens do agronegócio da América Latina que foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Neste ano, o congresso que teve como tema “O agro do mundo para a juventude do Brasil”, foi baseado numa necessidade detectada de que a juventude brasileira conheça diversas culturas e todas as relações que são possíveis de serem desenvolvidas tanto no campo das cooperações científicas, tecnológicas, startups quanto no campo do comércio, agroindústria, da venda e de acesso aos mercados internacionais.

O curador do YAMI José Luiz Tejon explica que os organizadores promoveram a compreensão das diferenças, das oportunidades e do quão importante é um jovem ser capacitado para o real mundo do comércio mundial. “É uma realidade que exige muito talento para empatia, de negociação e de compreensão de valores de outros povos. Esse foi o tema central e o grande diferencial deste nosso encontro da juventude. Não foi mais um encontro para falar do mesmo, foi um encontro para provocar a compreensão ‘de mundo’ e uma visão de cidadania acima de tudo”, destacou Tejon.

Tejon levantou a questão se o agro está preparado para atender as demandas globais. Ele citou Ray Goldberg, o pai do agribusiness que disse que o agronegócio necessita de um sistema. “O agronegócio exige do jovem uma compreensão sistêmica, não em partes”, afirmou.

Já do ponto de vista educativo, Tejon destacou ainda que precisamos formar jovens que compreendam a importância da união dos elos da cadeia, independentemente de onde ele irá atuar. “Há novas oportunidades abertas e é preciso conectá-las aos jovens”, pontuou.

Para o Diretor do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcilio, o crescimento e a valorização da nova geração têm muito a acrescentar para o desenvolvimento do setor. “Os jovens devem se tornar cada vez mais os grandes protagonistas dos negócios do campo, pois chegam com as energias renovadas, ótimas ideias e abertos para aprender e crescer profissionalmente. Faz parte da essência dessa nova geração buscar conhecimento e estar sempre na vanguarda da inovação. Nestes dois dias promovemos neste espaço debates focados em auxiliar os jovens nesta caminhada de desafios que é a vida profissional”, enfatiza.

A cobertura completa das mesas-redondas e apresentações do YAMI 2022 está no site do evento.

Save the date

A 5º edição do YAMI - Youth Agribusiness Movement International já está confirmada. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2023, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Para saber mais, acesse www.yamimovement.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom